Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG SE UNE COM ENTIDADES E DIVULGAM “CARTA POR MINAS”

Sindsaúde MG se une com entidades e divulgam “Carta por Minas”

29/08/2019

Entidades vêm a público denunciar a incompreensível conduta da União na audiência de conciliação sobre a Lei Kandir

Escrito por: Sindsaúde MG

 

 

Entidades sindicais publicam manifesto que conclama união em defesa de Minas para recuperação das perdas da lei Kandir, valor chega a R$135 bilhões que foram tirados dos cofres do estado. Veja a íntegra da carta: 

 

As entidades que subscrevem o presente manifesto vêm a público denunciar a incompreensível conduta da União na audiência de conciliação sobre a Lei Kandir, realizada no último dia 5, no Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de buscar o consenso em torno de uma proposta que viabilize o pagamento das perdas de arrecadação que os estados acumulam em razão da isenção do ICMS na exportação de produtos primários e semielaborados.

 

Em 23 anos de vigência da Lei, as perdas de Minas ultrapassam os R$ 135 bilhões, dos quais, 25% pertencem aos municípios. Em 2016, o STF, por unanimidade, reconheceu que a União se omitiu e deveria definir uma forma de compensar os estados, mas isso não foi feito até agora.

 

Minas compareceu à audiência unida e munida de uma proposta muito razoável, que traduzia o consenso entre governadores. A União, por sua vez, representada por seus tecnocratas, não apresentou nenhuma proposta. Com muita arrogância, colocaram em prática, mais uma vez, a estratégia conhecida de simplesmente retardar a decisão e ganhar prazo (já se vão três anos, desde o julgamento do STF).

 

Presunçosos, os representantes da União partem do pressuposto de que são os tutores dos estados, sabem tudo o que é certo, esbanjam seus “ensinamentos” distantes da lógica federalista, em claro desrespeito aos governadores eleitos, quando, na verdade, é a União a principal responsável pela crise que se abate sobre estados e municípios. Uma crise derivada da política econômica recessiva, absurda concentração de receitas não compartilhadas combinada com a transferência de encargos para estados e municípios.

 

Além disso, como comprovam os dados da própria Secretaria do Tesouro Nacional, é exatamente a União que responde pela maior parte do déficit primário das contas públicas nacionais, e não os Estados e Municípios, como falaciosamente querem fazer crer os representantes do Ministério da Economia.

 

Como se não bastasse, hoje, o Brasil tem 390 bilhões de dólares em reservas cambiais (o que equivale a mais de um trilhão de reais) e isso se deve, em grande parte, à exportação das commodities, ou seja, graças aos estados a União conta com essa extraordinária poupança no Banco Central.

 

Conscientes da responsabilidade e da importância da união de todos neste momento da história, para além do apoio à proposta expressa na Carta de Minas, as entidades conclamam os representantes dos Poderes, as instituições, parlamentares, prefeitos, a classe empresarial, a academia e toda a sociedade civil para, juntos, buscarmos um grande pacto estadual em defesa dessa pauta até a resolução final da questão.

 

Pelo equilíbrio federativo, vamos até o fim pelo direito de receber o que foi subtraído dos mineiros!

 

 

AFFEMG - Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais

AOPMBM - Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

SERJUSMIG - Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais

Sindifisco-MG - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais

Sind-Saúde/MG - Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Minas Gerais

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]