Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DO RIO DE JANEIRO DISCUTE OS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS OS À SAÚDE DA POPULAÇÃO

Audiência pública na Câmara do Rio de Janeiro discute os problemas causados pelas OS à saúde da população

23/05/2019

Diretora do SindEnfRJ, Líbia Beluscci, traçou um panorama da perseguição e do desmonte da Atenção Básica, que vem ocorrendo desde 2018

Escrito por: SindEnfRJ

 

Por iniciativa do vereador Paulo Pinheiro, a Câmara dos Vereadores do Rio realizou na manhã da segunda-feira, 17/05, uma audiência pública para debater os graves problemas gerados pela atuação das OS no município do Rio.  Compareceram dirigentes e ativistas de vários sindicatos ligados à saúde, como os de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, além uma representação numerosa dos agentes comunitários de saúde.

 

Por decisão da audiência, foi criado um grupo de trabalho reunindo integrantes dessas categorias e os mandatos dos vereadores da oposição, para debater e encaminhar soluções para o setor de saúde do Rio de Janeiro. Também será lançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores Precarizados pelas OS.

 

Discursando na tribuna, a diretora do SindEnfRJ, Líbia Beluscci, traçou um panorama da perseguição e do desmonte da Atenção Básica, que vem ocorrendo desde 2018, com inúmeras demissões. "Conseguimos um acordo no MP para dar fim a isso, mas a OS Viva Rio insiste em não reintegrar os trabalhadores demitidos", denunciou Líbia, acrescentando que a Viva Rio e a Iabas ainda acenam com mais demissões. 

 

Ela lembrou o dissídio de greve do Hospital Ronaldo Gazola, onde, em que pese o esforço do sindicato, nenhum contrato foi mantido, o que acarretou sérios prejuízos para o atendimento da população, como a redução dos leitos da UTI Neonatal. Falando da luta do sindicato para manter empregos e da responsabilidade com a população, Líbia indagou a prefeitura, que vive usando o argumento da legalidade: "Cadê a legalidade de manter a saúde da população? Há ou não há provisionamento de forma legal?"

 

Líbia chamou a atenção para o fato de que a RioSaúde, empresa pública de saúde ligada à prefeitura, não paga sequer o piso salarial da categoria. "Não sabemos como viveremos a partir de novembro e voltamos a ter que perguntar: cadê o dinheiro do meu salário? Recentemente, nós, do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, nos reunimos com o vereador Reimont, para pensar numa saída para manter os empregos. Mas as pessoas não podem esperar e os projetos de lei levam tempo para ser aprovados. A sub-rogação, por exemplo, mecanismo legal pelo qual os trabalhadores são mantidos em caso de mudança do gestor, e que já é realidade em outros estados, poderia ser adotada no Rio."

 

A diretora do SindEnfRJ terminou seu discurso cantarolando junto com as pessoas presentes à audiência: "O SUS é nosso, ninguém tira da gente, não se compra e não se vende."

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]