Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG ACOMPANHA DEMANDA DOS TRABALHADORES JUNTO AO GOVERNO

Sindsaúde MG acompanha demanda dos trabalhadores junto ao governo

25/04/2019

Mobilização de trabalhadoras da Enfermagem garante a autorização de plantão estratégico para plano de contingenciamento para dengue

Escrito por: Sindsaúde MG

 

O governo de Minas, em publicação no Diário Oficial de 23 de abril, decretou situação de Emergência na saúde pública em virtude da epidemia de dengue no Estado pelos próximos 120 dias. Com a medida, o governo poderá destinar recursos financeiros e humanos para conter a doença e fazer o atendimento à população.

 

Para cumprir com a demanda de serviço, a Fhemig autorizou que o plantão estratégico seja utilizado para reforçar pessoal nas categorias de médico, profissional de enfermagem e técnico de patologia clínica nas unidades: Hospital Julia Kubistchek (HJK), Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), Casa de Saúde Santa Isabel (CSSI) e CTI do Hospital João XXIII (HJXXIII). A informação foi dada ao Sind-Saúde na tarde desta terça, após uma rodada de reuniões anteriores e confirmada por ofício enviado à entidade.

 

Antes dessa reunião, o sindicato foi acionado pelos trabalhadores da Unidade de Emergência, às vésperas do feriadão da Semana Santa, inconformados com a falta de um plano para enfrentamento da arbovirose como ocorreu em anos anteriores. A partir daí, numa movimentação rápida, marcada por reunião junto à direção do HJK e assembleia de trabalhadores, discutiu-se a necessidade de ampliação do plantão estratégico e dimensionamento dos servidores para oferecer atendimento digno aos usuários e minimizar a superlotação da unidade.

 

Além disso, diante da inércia da gerência da Unidade de Emergência, os trabalhadores colocaram-se à disposição para conformarem estruturalmente a unidade e iniciar o posto avançado de atendimento de dengue. Em apenas dois dias, os trabalhadores juntamente com os representantes do Sindicato mostraram sua capacidade de resolução de problemas e busca por soluções.

 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), já foram registrados 140.754 casos prováveis de dengue, entre confirmados e suspeitos, até o momento. A região metropolitana de Belo Horizonte é uma das áreas com maior índice da doença.

 

No retorno do feriado, o Sind-Saúde levou vários trabalhadores que foram recebidos prontamente pela diretora de gestão de pessoas, Alice Guelber, para discutir a resolução no nível da gestão central. Uma série de encaminhamentos foram propostos por esta diretoria sendo possível iniciar a implementação do plano para enfrentamento da dengue em unidades que atendem à urgência e emergência na rede Fhemig, com foco nos hospitais de Belo Horizonte e região metropolitana.

 

Hospital Júlia Kubitschek


A sobrecarga de trabalho no Hospital Júlia Kubitschek (HJK) levou os trabalhadores a desencadearem um movimento exigindo que a diretoria da unidade estabelecesse uma forma de remuneração mais atrativa à equipe de Enfermagem através do estabelecimento do plantão estratégico em detrimento de horas-extras.

 

Como a portaria da Fhemig adotou o regime de plantão estratégico para a categoria médica, os trabalhadores da emergência do HJK, reunidos em assembleia no dia 18/04, protestaram e ameaçaram parar caso não tivesse isonomia de tratamento. O problema se agravou no Júlia porque não foi feito um plano de contingenciamento entre o Estado e o município para garantir a manutenção do serviço de emergência para atendimento da epidemia de dengue.

 

A mobilização e a pressão dos trabalhadores do HJK conseguiram que o Governador publicasse a Portaria que decretou situação de Emergência, o que possibilitou que a diretoria de gestão de pessoas da Fhemig finalmente ampliasse as categorias com direito de fazer o plantão estratégico.

 

Os trabalhadores do HJK se organizaram em comissão que vai supervisionar as escalas do plantão estratégico para garantir a transparência da designação de profissionais para a jornada especial. A comissão também visa assegurar que os plantões estratégicos sejam prioridade do setor de emergência, como ficou definido na reunião com a Fhemig.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]