Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREV-PE REALIZOU PALESTRA SOBRE “ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL” PARA APOSENTADOS

Sindsprev-PE realizou palestra sobre “Envelhecimento Saudável” para aposentados

09/10/2018

Evento foi realizado pelo Comitê dos Aposentados do Sindicato e faz parte da celebração da Semana da Pessoa Idosa

Escrito por: Sindsprev PE

 

 

Na terça-feira (25/09), o Sindsprev-PE realizou a palestra “Envelhecimento Saudável”, com a chefe da Divisão da Pessoa Idosa, da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Ana Elizabete Monteiro. Voltada para o público idoso e aposentados da nossa categoria, o evento foi realizado pelo Comitê dos Aposentados do Sindicato e faz parte da celebração da Semana da Pessoa Idosa, que começa neste fim de setembro e vai até o início de outubro.


A advogada, Ana Elisabete Monteiro, trouxe sua vasta experiência como chefe da Gerência da Pessoa Idosa da PCR para o Sindsprev-PE, e realizou uma palestra/conversa com os mais de 50 idosos presentes ao Auditório do Sindicato sobre a importância de envelhecer com saúde mental e física.

 

Na apresentação ela falou da importância de manter hábitos saldáveis, como os de ler bons livros, ir à apresentações culturais, como teatro e shows, encontra-se com amigos e amigas regularmente, entre outras ações que ajudam o idoso a manter sempre a cabeça ativa e a interação com a sociedade. Ana lembrou, que neste mês é celebrado o setembro Amarelo, onde à Divisão de Pessoas Idosas chegam muitos relatos de depressão, que podem chegar a suicídios nesta fase da vida, e manter-se sempre ativo diminui a incidência desta e de outras doenças de causas psicológicas.

Ana falou também dos cuidados com o corpo, que são de extrema importância para um envelhecimento saudável. “É sempre bom fazer uma atividade física que o idoso goste, pode ser dançar, hidroginástica, caminhada com os amigos ou amigas, enfim, podem ser várias atividades, mas desde que sejam regulares e fação eles saírem de casa para realizar”, afirma.

 

Para Amara Vital, diretora do Comitê dos Aposentados do Sindsprev-PE, a participação dos idosos da categoria neste tipo de evento é fundamental para fazer com que o idoso interaja com a sociedade e possa utilizar o espaço social do Sindicato para se relacionar com o mundo. “Eventos como este são muito importantes porque retiram os idosos de dentro de casa, muitos ficam na responsabilidade apenas de cuidar dos netos e das famílias, mas a relação com outros idosos e com outras temáticas é muito importante, hoje temos o whatsapp e o facebook, que são ferramentas que os idosos devem aprender a utilizar e com isso acompanhar os avanços tecnológicos e sociais que o mundo hoje está passando e nós idosos não podemos ficar para trás”, afirmou.


Para Ana Elisabete, como chefe de um órgão público que trata diretamente da questão do idoso na sociedade, a iniciativa do Sindsprev-PE é de grande valia, pois ações como essa insere a pessoa idosa na sociedade, oferece informações importantes para essa fase da vida, que muitas vezes é bastante difícil e afasta problemas comuns a muitos nesta idade: o isolamento, a depressão e de qualquer tipo de violência. “Um dos trabalhos da Gerencia da Pessoa Idosa com os grupos de convivência, como este aqui do Sindsprev-PE, é fortalecer esses grupos e sempre trazer temáticas ligadas à pessoa idosa, como a violência, acesso a direitos, prevenção, e tudo que possa trazer informação ao idoso para que eles se empoderem cada vez mais, e essa iniciativa do Sindsprev-PE é muito importante para legitimar tudo isso”, disse.

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

Copyright @ CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócio | 24.062.754 - Representados
CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310
CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF | Telefone: (0xx61) 3322 5062 e (0xx61) 3322-5060