Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS: IMPRENSA ACOMPANHA PROTESTO DOS PROFISSIONAIS DO IMESF

SERGS: imprensa acompanha protesto dos profissionais do IMESF

26/07/2018

Trabalhadores estão sem reajuste salarial há mais de dois anos e ainda correm o risco de perder o Incentivo Por Desempenho, que corresponde a 10% dos seus salários

Escrito por: SERGS

 

 

O Jornal do Almoço (JA) acompanhou e transmitiu ao vivo a manifestação dos trabalhadores(as) do IMESF - Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família,​ na quarta-feira, 18 de julho. Mais de mil profissionais protestaram em Porto Alegre. Eles estão sem reajuste salarial há mais de dois anos e ainda correm o risco de perder o Incentivo Por Desempenho, que corresponde a 10% dos seus salários.

 

O SERGS e o Sindisaúde estão unidos para garantir que nenhum direito seja retirado da categoria. Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Estêvão Finger, a tentativa fracassada de diálogo com representantes da prefeitura “não deixou outra alternativa do que greve geral”. O dirigente sustenta que os principais pleitos são o reajuste salarial, que, segundo ele, não é concedido há três anos, e a possibilidade do fim de uma gratificação para os funcionários do Instituto.   

 

Finger explica que os cerca de 1,8 mil trabalhadores do Imesf recebem a gratificação chamada de Incentivo Por Desempenho. Contudo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que o pagamento desse valor, que corresponde a 10% dos salários dos celetistas, é irregular. Para os enfermeiros, por exemplo, o valor representa R$ 600 por mês. Assim, o Sergs pleiteia uma forma de incorporação desse Incentivo, seja por decreto de lei ou por acordo coletivo.

 

 

O protesto começou às 8 horas na frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Vários enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e agentes comunitários(as) da área tiveram voz ao microfone, contando sobre os problemas que enfrentam no dia-a-dia profissional. Por volta das10h30 os manifestantes começaram uma passeata, contornando a Redenção, depois entrando no Túnel da Conceição, a seguir tomando a Av. Mauá e finalizando na frente da prefeitura. Uma multidão com palavras de ordem como “Fora Marchezan”, chamaram a atenção não só da imprensa local - que deu ampla cobertura jornalística ao ato - como da população que demonstrava solidariedade e descontentamento com a atual gestão.

 

TV Pampa também repercute paralisação 

 
A TV Pampa também repercutiu a paralisação que os trabalhadores(as) do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), em Porto Alegre. O presidente do SERGS, Estêvão Finger, concedeu entrevista e advertiu que, além dos(as) profissionais estarem há quase três anos com as remunerações defasadas, eles ainda sofrem a ameaça da retirada de 10% de incentivo sobre o salário-base. Conforme Estêvão, isso demonstra o descumprimento do contrato de gestão do IMESF para com a categoria.
 
 
 
 
 
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]