Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > COMUNICAÇÃO, PODER E MOBILIZAÇÃO DERAM O TOM NO TERCEIRO DIA DO CONGRESSO DO SINDSPREV PE

Comunicação, poder e mobilização deram o tom no terceiro dia do Congresso do Sindsprev PE

19/07/2018

A mídia prega o individualismo, já que intenção é impedir que a população se organize; teve papel fundamental no golpe, pois sabemos que o objetivo nunca foi acabar com a corrupção

Escrito por: Sindsprev PE

 

 

No quarto painel do Congresso Estadual do Sindsprev-PE "Comunicação e Poder", com o jornalista Altamiro Borges, presidente do Instituto Barão de Itararé, a tônica abordada foi o papel da mídia no atual cenário político e social do país. “Essa mídia apoiou o golpe parlamentar, judicial, midiático no Brasil”.


De acordo com Borges, essa mídia atual, comandada por um grupo seleto de famílias que dominam o capital e servem apenas aos interesses políticos de uma minoria, que é a elite econômica do Brasil. “Essa mídia atual prega o individualismo, já que intenção é impedir que a população se organize. Eles tiveram um papel fundamental no golpe, pois sabemos que o objetivo nunca foi acabar com a corrupção, mas sim, mudar o projeto político do País”, afirmou Borges.

 

“A mídia atual age de várias formas para construir o seu discurso. Trata as informações de forma seletiva, divulga áudios ilegais, produz notícias falsas, enfim, a maneira de tratar as necessidades da sociedade brasileira é totalmente parcial e defende um grupo político-econômico, e que todos aqui já sabem que não somos nós trabalhadores”, afirmou Borges.


De acordo com ele, essa atual mídia brasileira defende um projeto que é de ataque aos direitos sociais e trabalhistas. “Ontem acertaram a venda da Embraer. E o que vocês viram na nossa mídia convencional?”, questionou. “Na reforma da previdência 90% da cobertura dessa mídia foi favorável, o mesmo aconteceu com a reforma da trabalhista. Entrevistaram apenas especialistas de Mercado, que são defensores também desse projeto”, sentenciou.


Para finalizar, fez questão de dizer que é preciso participar e incentivar a comunicação sindical. “É papel de todos nós participar e fortalecer a comunicação do nosso sindicato, tanto no jornal impresso do sindicato, como também nas redes sociais, temos que curtir e compartilhar nossos ideais, é uma participação de todos”, finalizou Borges.

 

O debate seguiu com questionamento do deputado estadual Isaltino Nascimento de quantas pessoas presentes tinham redes sociais. Várias pessoas levantaram a mão. No entanto, quando a pergunta foi de quantas pessoas seguiam os perfis do Sindisprev-PE o número foi bem menor. “Isso que o Altamiro falou é muito importante. Temos que fortalecer o sindicato e todas as nossas frentes e a comunicação é uma parte muito importante nessa luta”, afirmou Isaltino.

 

Por fim, o coordenador da mesa, Luiz Eustáquio, enfatizou o poder dessa mídia e como esse projeto propagado por ela é nocivo para a luta dos trabalhadores e que é muito importante a participação de todos nesse processo de luta. “O nosso sindicato é um instrumento. O sindicado é cada um de nós. A luta contra esse poder da mídia que está manipulando o país é de todos nós, só unidos podemos vencer esse monopólio”, finalizou Luiz. 

 

No quinto e último painel temático do Congresso foi apresentado o tema: “Emenda Constitucional 95 (congela investimentos públicos) e as perspectivas de reajuste salarial e planos de carreira”, com o advogado Cláudio Ferreira.


Na ocasião, Ferreira deixou clara a intenção do governo ao aprovar esta emenda e fazer valer os seus interesses perante os anseios da classe trabalhadora. “Com a aprovação da Emenda Constitucional 95, o governo manda uma mensagem bem clara a população: nossa escolha é pegar os nossos custos, não atender às necessidades da população do Brasil”, atestou Cláudio.


De acordo com ele, a luta social e sindical deve acontecer em três frentes: a criação de uma frente de luta parlamentar contra os políticos que apoiam essa Emenda; a segunda, atuar nos seus locais de trabalho (serviço público) conversando com as pessoas sobre a tragédia que pode acontecer ao Brasil; e a terceira é participando das reuniões e fortalecendo a luta sindical. “Essas três frentes devem ser encaradas. Essa participação de todos é imprescindível. A luta social e sindical é o caminho para impedir essa tragédia com a população brasileira”, finalizou Cláudio.

 


A mesa contou também com o debatedor Sandro Cezar, presidente da CNTSS/CUT, e o secretário-geral do Sindsprev-PE, Irineu Messias, que também fizeram questão de enfatizar que a Emenda Constitucional 95 é uma verdadeira afronta aos direitos dos trabalhadores e que o caminho é a luta social e sindical.


GRUPOS DE TRABALHO - Além das calorosas discussões, questionamentos e novidades em várias temáticas, as reuniões nos Grupos de trabalho também representaram momentos de extrema importância para a categoria. Nos dias 5 e 6 de julho, os temas como: INSS Digital e Teletrabalho, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, Atuação Participação dos Aposentados na Vida Sindical, GEAP Saúde e Viva Previdência, Defesa do SUS e Valorização dos Servidores foram discutidos amplamente com a categoria, gerando propostas muito ricas e que, com certeza, terão muita valia para nossa luta daqui para frente.


No sábado, a programação continua com a aprovação do Plano de Luta Sindical, logo em seguida, a apresentação das propostas dos grupos, além dos encaminhamentos finais. Ao meio-dia será formada a  Mesa de encerramento do Congresso. 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]