CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE RS DIVULGA NOTA DE REPÚDIO CONTRA ATAQUES AO PRESIDENTE DA FENASCE

Sindsaúde RS divulga nota de repúdio contra ataques ao presidente da Fenasce

09/04/2018

Dirigente foi vítima do crime de injúria racial e racismo pela oposição da categoria

Escrito por: Sindsaúde RS

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo (SindSaúde-ES) lamenta que, apesar de tantos debates, ainda presenciamos ataques racistas. O presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce) e Sindicato dos agentes de saúde e endemias no estado do Ceará (Sinasce), Luis Claudio Celetino, foi vítima do crime de injúria racial e racismo pela oposição da categoria. O SindSaúde-ES se solidariza com o companheiro e parceiro na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A imagem do negro, sua cultura e formas políticas são sempre apontadas e usadas como forma de humilhação por um olhar racista. A internet não é terra de ninguém. Ataque de injúria racial está previsto no artigo 140 do Código Penal, terceiro parágrafo. Quando se ofende uma ou mais vítimas, por meio de "elementos referentes à raça, cor, etnia, religião e origem". e racismo. A pena de reclusão é de um a três anos, mais multa.

E o crime de racismo está previsto em lei específica, a 7.716/1989. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível. A pena também vai de um a três anos e multa.

O racismo é evidente quando se ataca a cor da pele de uma pessoa e não o trabalho que ela vem exercendo. Liberdade de expressão, é diferente de opressão. A partir do momento que sua opinião ofende a integridade e a honra de um grupo ou indivíduo, não é mais opinião.

Nós, os trabalhadores e trabalhadoras do SindSaúde-ES, somos contrários a qualquer ato ou exclusão de uma pessoa por raça, cor, etnia ou orientação sexual.