Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIRIGENTE DO SINTFESP PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Dirigente do Sintfesp participa da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

07/03/2018

Vigilância em Saúde e Defesa do SUS são temas do encontro que reúne cerca de dois mil delegados e delegadas eleit@s em todo o País, nas conferências municipais e macrorregionais.

Escrito por: Sintfesp GO

 

O objetivo da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) foi construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que vai nortear as ações do Ministério da Saúde na área. A conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), ocorreu desde o dia 27 de fevereiro, no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília. A diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins – Sintfesp-Go/To, Jesulina Regis, que também é do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, participa representando os trabalhadores do Ministério da Saúde. O presidente do Conselho, Liorcino Mendes lidera a comitiva de Goiás.

 

Com o tema central Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade, a conferência reuniu cerca de 2 mil pessoas para a construção de uma política que fortaleça as ações de promoção e proteção à saúde dos brasileiros e brasileiras. Construída coletivamente entre os participantes, a política deve estabelecer um modelo de atenção à saúde que reduza o risco de doenças e outros agravos.

 

Entre os palestrantes participaram o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de SP, Élida Graziane, o professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Norberto Rech, e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

 

O fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS estão entre os temas que foram discutidos com acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores.

 

Todos os(as) delegados(as) da 1ªCNVS foram eleitos(as) nas centenas de conferências municipais e macrorregionais realizadas em todo o país, além de 32 conferências livres, 26 conferências estaduais, uma distrital e uma plenária estadual promovida no Rio de Janeiro. Nestas etapas preparatórias, que começaram em junho de 2017, foram consolidadas 170 propostas que foram levadas para a conferência nacional.

 

 

*Com informações do Conselho Nacional de Saúde

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]