Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CARTA DE BAURU: FENAPSI PARTICIPA DO ENCONTRO DE BAURU - 30 ANOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Carta de Bauru: Fenapsi participa do Encontro de Bauru - 30 anos da luta antimanicomial

12/12/2017

Federação colabora da organização do encontro, que será nos dias 8 e 9 de dezembro no município paulista, onde foi redigido o manifesto que marca o início da luta antimanicomial no Brasil

Escrito por: Fenapsi

 

“Contra a mercantilização da doença; contra uma reforma sanitária privatizante e autoritária; por uma reforma sanitária democrática e popular; pela reforma agrária e urbana; pela organização livre e independente dos trabalhadores; pelo direito à sindicalização dos serviços públicos; pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial em 1988! Por uma sociedade sem manicômios”!

 

Assim termina a Carta de Bauru, documento que é um marco na luta antimanicomial brasileira. O manifesto foi escrito há exatos 30 anos, em dezembro de 1987, durante o II Congresso Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental, realizado no município paulista de Bauru a pouco mais de 300 km da capital São Paulo.

 

A Carta de Bauru marca o início da luta antimanicomial no Brasil, sendo um instrumento de combate à lógica hospitalocêntrica, da exclusão, do encarceramento das pessoas em sofrimento psíquico.

 

Para lembrar este momento histórico e reafirmar e fortalecer o movimento da luta antimanicomial, a Fenapsi, o Conselho Federal de Psicologia e outros movimentos sociais participarão do “Encontro de Bauru, 30 anos da luta antimanicomial”. O evento será realizado nos dias 8 (sexta-feira) e 9 (sábado) de dezembro, na Universidade Sagrado Coração, em Bauru.

 

“A Fenapsi está colaborando com a organização do Encontro de Bauru e com certeza vai participar do evento, afinal a Psicologia brasileira tem sido protagonista em favor da luta antimanicomial em todo o Brasil e a Federação não poderia deixar de fortalecer e contribuir com este momento”, ressalta a presidenta da Federação, Shirlene Queiroz.

 

Para ela, a atual conjuntura política brasileira só reforça a necessidade do evento. “Estamos passando por um momento conturbado com uma série de retrocessos políticos, com um Congresso conservador, um presidente ilegítimo trazendo dificuldades extremas para a classe trabalhadora. Portanto, além de celebrarmos os 30 anos da Carta de Bauru, precisamos e vamos demarcar que vamos continuar o enfrentamento e não vamos aceitar retrocessos na política de saúde mental. Nenhum direito a menos!”, frisa Shirlene.

 

A presidenta da Federação será a coordenadora de oficinas. E a vice-presidente Fernanda Magano estará na mesa da Plenária Final do Encontro de Bauru.


 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]