Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS: SEMINÁRIO DEBATE OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS COM A REFORMA TRABALHISTA

SERGS: seminário debate os impactos das mudanças com a reforma trabalhista

26/09/2017

Painéis trabalharam pontos como o acordado sobre o legislado, a tarifação desigual do dano moral, a dispensa de homologação de demissões pelos sindicatos e a redução da insalubridade, entre outros

Escrito por: SERGS

 

 

O SERGS realizou na sexta-feira, dia 22/09, o seminário Reforma Trabalhista e Fórum Nacional da Enfermagem. Os principais temas tratados foram as negociações no novo cenário de Reforma Trabalhista, com a participação das advogadas Raquel Paese e Camila Azevedo; e também  os retrocessos e impactos diretos da reforma na vida do trabalhador(a), com ênfase nos direitos que foram suprimidos e/ou modificados sempre no sentido de redução, com explanação da advogada Mari Agazzi.


Os painéis sobre a reforma trouxeram elucidações em pontos como o acordado sobre o legislado, a tarifação desigual do dano moral, a dispensa de homologação de demissões pelos sindicatos e a redução da insalubridade, entre outros pontos.  “O Sindicato é um instrumento de proteção dos trabalhadores”, reforçou Mari.

 

O evento continuou com a retomada das lutas sindicais do SERGS nestes 45 anos, relatadas pelo enfermeiro Ricardo Haesbaert, que foi por muitos anos dirigente sindical. Ricardo comentou que a profissão está amadurecendo e que será preciso manter a articulação contra os retrocessos. Na sequência, o presidente do SERGS, Estevão Finger, também ressaltou a importância da sindicalização e da mobilização da categoria neste momento de retirada de direitos.

 

A diretora do SERGS e representante do CNTSS/CUT no Fórum Nacional da Enfermagem, Cláudia Franco, concluiu apresentando as principais bandeiras do fórum e os projetos de lei em tramitação em Brasília. Também reiterou o convite para a rearticulação do Fórum Gaúcho da Enfermagem, que acontece na segunda, dia 25, às 19h, na Assembleia Legislativa. “O RS será o primeiro estado brasileiro a organizar seu próprio fórum”.

 

Um dos momentos marcantes do dia foi a criação do comitê de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular movimentado pela CUT para anular a Reforma Trabalhista. Assinaturas foram colhidas no seminário e, nas próximas semanas, enfermeiros(as) serão convidados a participar do abaixo-assinado nos locais de trabalho, nas visitas do SERGS com Você e na sede do sindicato.

 

Segundo Estevão, o seminário, que aconteceu no Sindibancários, foi um marco histórico na trajetória do sindicato e a discussão sobre os efeitos da Reforma Trabalhista deve se estender também pelo interior do Estado.

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]