Cipeir@s dos mais diversos locais de trabalho da região lotaram a sede do SindSaúde ABC durante toda a manhã da sexta-feira (28/07), no II Encontro de Cipeir@s. A atividade foi organizada pela Secretaria de Saúde do Trabalhador do Sindicato.

 

Participaram da Mesa de Abertura o coordenador da Subsede da CUT ABC, José Freire, a secretária de Saúde da FETSS (Federação Estadual dos Trabalhadores em Seguridade Social de São Paulo), Selma Maria Silva Santos, o secretário de Saúde da CUT SP, Wagner Menezes, o Marrom, o secretário de Saúde do Trabalhador do Sindicato, Denis Lopes Durães, e o presidente da entidade, Almir Rogério Mizito.

 

Incêndio interno – Na sequência, a psicóloga Eliana Pintor, que é também interlocutora de Saúde do Trabalhador do ABC, abordou o tema do encontro, “Vida, Saúde e Trabalho”, com foco na “Síndrome de Burnout”, ou “Síndrome do Esgotamento Profissional” – distúrbio psíquico que atinge profissionais de diversas áreas, como educação, serviços e também a da saúde, uma das que mais está exposta. “Burnout significa perder a energia, queimar até o final; é um incêndio interno que reduz a cinzas a energia, as expectativas e a auto-imagem de alguém que antes estava profundamente envolvido com o seu trabalho”, disse ela.

 

Em sua exposição, Eliana Pintor falou sobre os fatores de risco da doença: “Condições de trabalho são um dos principais fatores que podem desencadear o distúrbio e aí estão incluídos a falta de recursos para o desenvolvimento profissional adequado, a alta demanda, o ritmo de trabalho intenso, a quantidade enorme de burocracia, entre outros”, destacou.

 

Coletivo – Após a palestra, foi aberta a palavra para que os participantes levantassem questões e tirassem dúvidas. Ao final, o presidente do Sindicato propôs que fosse feita uma votação simbólica para a criação do Coletivo de Cipeir@s da entidade: “Encontros como esse são de uma enorme importância para os cipeir@s e as questões levantadas aqui são uma prova disso. Por esse motivo, proponho criarmos um espaço onde a discussão seja uma constante”, disse ele.

 

A proposta foi aprovada e a votação unânime. “A Secretaria de Saúde do Trabalhador vai discutir com a diretoria do Sindicato todos os detalhes sobre esse Coletivo e logo mais estaremos divulgando junto à categoria”, finalizou o secretário de Saúde do Trabalhador, Denis Lopes Durães.

 

 

Maria Helena Domingues, jornalista do SindSaúde ABC