Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEB CONTRA A VIOLÊNCIA SOFRIDA PELOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

SEEB contra a violência sofrida pelos profissionais da Enfermagem

21/06/2017

Pesquisa realizada pelos Cremesp e Coren-SP aponta que quase 60% dos médicos e cerca de 55% dos enfermeiros já haviam sofrido algum tipo de violência no trabalho

Escrito por: SEEB

 

 

Cada vez mais temos vivido um cenário onde os prejuízos das más condições de muitos serviços de saúde que são oferecidos em todo o país não afetam somente a população que busca por atendimento: do outro lado desse problema está o profissional que, além de atender com poucos meios de prestar o devido socorro ao paciente, é muitas vezes pressionado e responsabilizado pelas falhas, chegando até mesmo a sofrer agressões verbais e físicas.


De acordo com uma pesquisa realizada pelos Conselhos Regional de Medicina e Enfermagem de São Paulo (Cremesp e Coren-SP, respectivamente), quase 60% dos médicos e cerca de 55% dos enfermeiros já haviam sofrido algum tipo de violência no trabalho.


Acredita-se que o principal fator que contribui para esse quadro reside na sobrecarga do sistema público de saúde, nas más condições de atendimento com quantidade insuficiente de médicos, baixo estoque de medicamentos, aparelhos e leitos, falta de fiscalização dos locais de trabalho, pouca capacitação profissional e insuficientes campanhas informativas.
 

Além disso, considerando que a Enfermagem costuma estar na linha de frente do atendimento, o fato de ser uma classe composta majoritariamente por mulheres se torna mais um agravante para o quadro de desrespeito.
Por essa razão, o COFEN lançou no mês de maio desse ano a campanha “Respeito na Veia”, para tratar de um assunto que necessita de mais debates e resoluções efetivas.


E, com a chamada “não descuide de quem cuida”, o SEEB endossa também um movimento com os mesmos fins de sensibilização e conscientização, levantando em todas em todas as suas redes a questão para ser discutida.


É preciso que não nos calemos diante desse cenário, nem tampouco podemos nos intimidar. Participe das campanhas em sua instituição e entre em contato com o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) e com o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia quando necessário, para denunciar alguma agressão sofrida. Juntos somos mais fortes!

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]