Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG PARTICIPA DE DEBATE SOBRE SITUAÇÃO PRECÁRIA DOS HOSPITAIS PÚBLICOS

Sindsaúde MG participa de debate sobre situação precária dos hospitais públicos

15/05/2017

Com atendimento precarizado, uma lista de 26 hospitais mineiros sofre o risco de terem as atividades paralisadas por intervenção ética do Conselho Regional de Medicina

Escrito por: Sindsaúde MG

 

O Sind-Saúde/MG esteve presente em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada na manhã de hoje (04/05). A audiência discutiu a situação dos hospitais públicos do Estado que enfrentam dificuldades quanto à prestação de assistência digna e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


A situação de caos atinge todo o estado de Minas Gerais e ficou evidenciado que hospitais com tradição do cuidado podem ter as portas fechadas devido à falta de financiamento, especialmente por parte da esfera estadual e federal.


Nesse sentido, as vozes foram consonantes quanto à necessidade de proposições que resolvam os graves problemas para que o SUS não fracasse em sua missão.
A diretora do Sind-Saúde, Neuza Freitas, ressaltou que os problemas que afetam a rede Fhemig não se restringem ao Hospital João XXIII, mas se evidenciam nas demais unidades hospitalares, inclusive com obras paralisadas desde 2014. Trabalhadores adoecidos sendo obrigados a atuarem em seus locais de trabalho já que a falta de pessoal tem propiciado o acúmulo de atividades, culminando com o aparecimento de doenças mentais e osteomusculares. 

 

A diretora também ressaltou que a assistência ao usuário do SUS é multiprofissional e todas as categorias devem ser levadas em consideração quando as condições estruturais não permitirem a execução das atividades com a segurança necessária.


Com atendimento precarizado, uma lista de 26 hospitais mineiros sofre o risco de terem as atividades paralisadas por intervenção ética do Conselho Regional de Medicina (CRM-MG). Representantes de vários hospitais do Estado relataram problemas financeiros das unidades. Muitos deles disseram que reduziram os atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e alguns tiveram que dispensar funcionários para continuarem funcionando.

 

Os diretores do Sind-Saúde propuseram a vice-presidente do Coren, Márcia Caúla, que estava na audiência, uma ação conjunta dos dois conselhos por se a saúde composta de uma equipe multiprofissional e a enfermagem ser a maior entre as equipes de saúde.

 

Confira a lista dos hospitais:

 

 Araçuaí – Hospital São Vicente

 Belo Horizonte: Santa Casa de Misericórdia

 Brasília de Minas – Hospital Nossa Senhora de Santana

 Cambuí- Hospital Ana Moreira Sales

 Caratinga Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

 Cataguases- Hospital de Cataguases

 Congonhas—Hospital Bom Jesus

 Conselheiro Lafaiete—Hospital São José

 Janaúba- Fundação Hospitalar 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]