Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREV PE: GREVE GERAL PAROU O BRASIL NESTE 28 DE ABRIL

Sindsprev PE: Greve Geral parou o Brasil neste 28 de abril

02/05/2017

A grande mobilização do dia 28 de abril de 2017 não pode se dispersar; é preciso organizar toda essa força e continuar lutando

Escrito por: Sindsprev PE

 

 

Na sexta-feira (28), à tarde, no Recife, nem a falta de coletivos impediu que uma multidão ganhasse as ruas para dizer “Não à Reforma da Previdência, Não à Reforma Trabalhista e Nenhum direito a menos”. O Sindsprev-PE e os trabalhadores da sua base participaram do grande ato articulado pelas centrais sindicais e movimentos sociais, com caminhada que saiu da Praça da Democracia/Derby, às 16h, e que tomou a Conde Boa Vista em direção ao Marco Zero do Recife. Não só na capital pernambucana ocorreram protestos, foram realizados atos em mais de 30 municípios ao longo do dia.


A manifestação teve a presença de segmentos que há tempos não participavam de atos políticos, representantes das Igrejas Católica e Protestantes. Estudantes e profissionais liberais também se engajaram. A palavra de ordem era FORA TEMER e Parem as reformas ou paramos o Brasil, além de cartazes e faixas com as imagens dos parlamentares pernambucanos que traíram o povo, votando a favor das reformas. “ Em 2018, a gente dá o troco”. Já os deputados favoráveis à lei da terceirização também foram tachados, em cartazes, de “traidores”.

 

Mais de 200 sindicatos aderiram e, mesmo havendo divergência em relação à quantidade de manifestantes, a CUT-PE estima em 200 mil pessoas estiveram presentes. Este foi um dos maiores atos de rua da Greve Geral no país. Aproveitamos para denunciar os traidores.  Foi a maior greve geral das últimas décadas em que milhões de trabalhadores paralisaram suas atividades e protestaram contra os cortes de direitos promovidos pelas reformas trabalhista e prevista do governo golpista de Temer.


Novas perspectivas de luta

 
A Greve geral do dia 28 de abril aponta novas perspectivas de luta. É uma revelação clara de que aumenta a cada dia a insatisfação e a resistência dos trabalhadores e da população contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários. Outro aspecto positivo foi uma maior adesão da população que está compreendendo melhor os ataques das reformas do governo Temer que prejudicam a todos, principalmente aqueles que precisam de uma maior proteção social.
 
Esta greve geral demonstrou também que os movimentos sindicais e sociais estão dispostos a reagir cada vez mais e acumular mais forças para enfrentar o golpismo, o neoliberalismo e as mentiras da "grande" mídia, principalmente a Rede Globo e veículos de imprensa similares. Para isso, contamos com o trabalho incansável e crescente dos instrumentos de mídia livre.
 
O que vimos no alcance da greve geral do dia 28/04 é o vislumbramento de avançar mais e demarcar novos espaços nesta disputa política, que aponta para novos confrontos inevitáveis e necessários para impedir perdas do que conquistamos com lutas permanentes durante muitas décadas.
  

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]