Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > GRANDE MANIFESTAÇÃO MARCA O DIA DA MULHER EM GOIÂNIA

Grande manifestação marca o dia da mulher em Goiânia

14/03/2017

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade se uniram para marchar contra a Reforma da Previdência e pela garantia dos direitos da Mulher

Escrito por: Sindsaúde GO

 

 

O 8 de Março, que costuma ser uma data para homenagear às mulheres, se transformou em um dia de Luta em todo país. Em Goiânia não foi diferente. Centenas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade se uniram para marchar contra a Reforma da Previdência e pela garantia dos direitos da Mulher.

 

Reforma

 

Organizada por várias entidades sindicais como o Sindsaúde GO, Sintsep, Fetaeg, Sintfesp, CUT/GO, Movimento Camponês Popular e outras, a manifestação em Goiânia teve início em frente à Assembleia Legislativa de Goiás, onde o Sintego também realizou uma assembleia com os professores.  De lá, os manifestantes seguiram juntos em passeata até o centro de Goiânia.

 

A Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal estipula que homens e mulheres só se aposentem a partir dos 65 anos. Além disso, para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador será obrigado a contribuir por quase 50 anos. Para os Sindicatos e Movimentos Sociais, as regras penalizam o trabalhador, principalmente, as mulheres que muitas vezes possuem salários inferiores ao dos homens e jornada dupla até tripla.

 

União

 

A presidenta do Sindsaúde GO, Flaviana Alves, destacou a relevância do ato em defesa dos direitos trabalhistas. “É um momento muito importante porque trabalhadores do campo e da cidade se uniram contra a reforma da previdência e por nenhum direito a menos”.

 

Flaviana lembrou que os cargos na área de saúde são majoritariamente ocupados por mulheres – por isso a importância do envolvimento do Sindsaúde GO nessa luta - e ressaltou ainda que o enfrentamento em Goiás também é contra o pacote de maldade do governador Marconi Perillo que congela salários por dez anos e agrava a situação servidores goianos.

 

Diálogo

 

A secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e diretora de Finanças do Sindsaúde GO, Maria de Fátima Veloso, avaliou de maneira positiva a mobilização do dia 8 de Março. “Hoje é um dia de reflexão e de luta na garantia dos nossos direitos. O ato foi excelente porque mesmo sob o sol forte, tivemos milhares de pessoas. Nós conseguimos dialogar com toda sociedade no centro de Goiânia e certamente, ficou mais claro o prejuízo que essa reforma da previdência vai trazer para a população”.   

 

Rádio Trabalhador

 

Além da demonstração de força dos trabalhadores e das trabalhadoras, o 8 de março também foi especial por outro motivo. Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, a Rádio Trabalhador. O projeto nasceu da união entre a CUT/GO e várias entidades sindicais, entre elas o Sindsaúde GO e promete ser o mais novo espaço destinado aos assuntos que importam para a classe trabalhadora.

 

“Esse canal de comunicação vem para fortalecer a nossa luta. Esse é um dia histórico porque inaugurar essa rádio no Dia Internacional das Mulheres é reafirmar a grandeza da luta das mulheres por nenhum direito a menos”, enfatizou Flaviana.  

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]