Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ABC GARANTE VITÓRIA DOS TRABALHADORES DO ISAMA

Sindsaúde ABC garante vitória dos trabalhadores do Isama

09/03/2017

Foram precisos 12 dias de greve, manifestações e passeata para que a situação salarial fosse regularizada

Escrito por: Sindsaúde ABC

 

Valeu a luta dos trabalhadores do Isama (Instituto de Saúde e Meio Ambiente), de Santo André, junto com o Sindicato: no início da tarde de 24/02 os salários estavam sendo depositados na conta dos funcionários. Pouco antes, no final da manhã, representantes da Administração Municipal receberam uma comissão de representantes do Sindicato e dos trabalhadores no Gabinete do prefeito. Já a direção do Isama, durante todo esse tempo, só enrolava: fazia promessas que não cumpria e marcava reuniões às quais não comparecia.

 

A greve – A greve foi deflagrada no último dia 13, por atraso no pagamento dos salários, que deveriam ter sido depositados no dia 7. Menos de um mês antes, em janeiro, os salários só foram pagos após oito dias de paralisação. A alegação era de que a Prefeitura não havia feito o repasse.

 

O clima, portanto, era de revolta e indignação. Em 24/02, os trabalhadoras realizaram manifestação em frente à Secretaria da Saúde de Santo André. Por volta de 11h, portando cartazes, apitos e “nariz de palhaço”, os manifestantes saíram em passeata em direção ao Paço. Durante o trajeto, receberam manifestações de apoio da população, que ia sendo esclarecida sobre os motivos da greve.

 

Após cerca de meia hora em frente ao Paço, assessores do prefeito de Santo André desceram e conversaram com os representantes do Sindicato, dizendo que receberiam uma comissão dos trabalhadores para uma reunião.

 

No Gabinete – Da parte do SindSaúde ABC, estavam presentes os diretores Gislene Azevedo e Denis Durães; representando os trabalhadores estavam presentes Priscila Oliveira Araújo e Daniela Ramos Oliveira, funcionárias do Isama.

 

Pela Prefeitura, estavam presentes o secretário de Assuntos Institucionais e Comunitários, Carlos Bianchin, dois assessores (Dra. Bruna e Carlos Eduardo) representando a secretária municipal da Saúde, Ana Paula, e os assessores do prefeito: Ricardo Cunha e Rafael Daniel. Também participou da reunião o vereador André Scarpino, do PSDB.

 

O secretário Bianchin esclareceu que havia chamado o presidente do Isama, João Luiz Elias, para participar da reunião, mas que o convite fora recusado. “Ele (João Luiz) garantiu que os salários já estavam depositados e era questão de tempo cair na conta dos trabalhadores”, disse Bianchin.

“Na reunião algumas coisas foram esclarecidas. Por exemplo, a Prefeitura de fato não fez o repasse para o Isama, porque, segundo a administração, o instituto não apresentou a Certidão Negativa de Débitos. No entanto, a Administração garantiu que o Isama tem reserva para efetuar o pagamento dos trabalhadores, tanto do mês de janeiro quanto de fevereiro”, disse Gislene Azevedo.

 

“Mas, independente de quem seja o responsável, se Prefeitura, ou se Isama, o fato é que os trabalhadores não podem arcar com o prejuízo desse jogo de empurra-empurra. Eles trabalham, eles têm direitos e esses direitos têm de ser respeitados”, completou Denis Lopes Durães.

 

Na próxima semana, após o Carnaval, o Sindicato vai entrar em contato com os trabalhadores para orientar sobre os próximos passos. “A luta ainda não terminou. Os trabalhadores estão de parabéns, mas ainda temos pendências para acertar, como a multa por atraso de pagamento e o Sindicato irá tomar as medidas jurídicas cabíveis”, disse o diretor.

 

 

Maria Helena Domingues - Fotos: Anderson Sá

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]