Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV/BA PROMOVE DEBATE SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Sindprev/BA promove debate sobre Reforma da Previdência

26/01/2017

Encontro abordou as principais mudanças que podem ocorrer caso a proposta do Governo seja aprovada no Congresso

Escrito por: Sindprev/BA

 

 

Aconteceu na terça-feira, 24 de janeiro, no Dia Nacional do Aposentado, no auditório Pedro Castilho, na sede do sindicato, uma atividade realizada pelo Serviço Social em parceria com a Secretaria de Políticas Sociais e Afoshaclass-BA, dentro do Projeto Qualidade de Vida, para homenagear os aposentados e debater sobre as mudanças que o Governo está pretendendo fazer com a Reforma da Previdência.

 

“Apesar dos pesares, devemos comemorar sim o dia dos aposentados, afinal de contas vocês estão aqui e são responsáveis pelos avanços do país. Tiveram a chance e a oportunidade de chegar nessa idade e estão com saúde. Vamos comemorar sim, mas vigilantes. Agradecemos a presença de vocês e que possamos multiplicar e passar a diante tudo que for debatido aqui para convocar a população para ficar alerta. Aposentados unidos jamais serão vencidos”, falou Maria Almeida, diretora da Secretaria de Aposentados.

 

O encontro contou com a participação maciça de diretores e dos associados, na qual foi realizada uma análise dos pontos negativos da reforma, tendo como palestrante o diretor da Secretaria de Organização do Sindprev/BA, Edivaldo Santa Rita, representante também do INSS, que abordou as principais mudanças que podem ocorrer caso a proposta do Governo seja aprovada no Congresso.

 

A diretora da Secretaria de Políticas Sociais, Lucivaldina Brito, parabenizou a todos pelo seu dia e agradeceu ao serviço social por esse projeto que acontece toda terça-feira.

 

Santa Rita fez um breve histórico das conquistas e lutas dessa categoria para obter os direitos conquistados na Previdência Social. Falou também sobre a preocupação da classe trabalhadora, que está insegura e com muitos trabalhadores recorrendo a Previdência Privada. “Os mais afetados serão os trabalhadores ativos, pois aqueles que completarem os requisitos para pedir o benefício até a aprovação da reforma não serão afetados”, explicou o diretor. Isso porque a proposta do governo fixa idade mínima de 65 para requerer aposentadoria e eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos.

 

Entre outros pontos abordados, teve a questão da pensão por morte, que é integral, e deve ser reduzida para 50%, mais 10% por dependente, e que será desvinculada do reajuste do salário mínimo. Tem também o LOAS (benefícios assistenciais) que será desvinculado do reajuste do salário mínimo. Outro destaque foi o fim da paridade entre servidores ativos e inativos.

 

E para descontrair e relaxar um pouco os aposentados, o evento contou ainda com uma terapeuta corporal e teatral, Solange Simões, que realizou diversas dinâmicas com os presentes.

 

 

 

Priscila Teixeira / Fotos: Luis Teixeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]