Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > A CNTSS APÓIA CANDIDATOS PARA AS ELEIÇÕES DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL (GEAP), NESTA TERÇA (13)

A CNTSS apóia candidatos para as eleições do Conselho Deliberativo da Fundação de Seguridade Social (GEAP), nesta terça (13)

12/05/2008

Escrito por: CNTSS-CUT

A maior operadora de autogestão do país, a Geap - Fundação de Seguridade Social, que administra o principal plano de saúde do funcionalismo federal, terá eleições neste 13 de maio para a composição do Conselho Deliberativo (Condel) em um mandato de quatro anos. A GEAP atende o funcionalismo dos ministérios da Saúde, Trabalho, Previdência e INSS, principal base da CNTSS.

Em razão disto a Confederação irá apoiar os seguintes candidatos no âmbito do INSS: Célia Alexandrina (diretora executiva da CNTSS) como titular e Terezinha Aguiar ( 1ª secretária da CNTSS)

“Embora a CNTSS tenha como princípio a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) não pode desconhecer que a Geap é um patrimônio construído do esforço do salário dos trabalhadores que integram sua principal base. A confederação não terá cadeira no Condel, mas sim candidatos que quando eleitos vão estar em sintonia com a política da confederação”, explicou Maria Aparecida Godoi de Faria, presidenta da CNTSS.

O Condel é órgão máximo da estrutura organizacional da Fundação, responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus Planos de benefícios. A composição do Conselho Deliberativo, integrado por seis membros é paritária entre representantes dos Participantes e Assistidos e representantes indicados das seguintes Patrocinadoras: Ministério da Saúde - MS, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, cabendo aos representantes dessas Patrocinadoras a indicação do Conselheiro-Presidente, que terá, além do seu, o voto de qualidade.

A GEAP foi criada em 1945 - chamava-se então Grupo Executivo de Assistência Patronal - como uma empresa totalmente estatal para prestar assistência aos servidores públicos. Transformada em fundação sem fins lucrativos, a Geap foi ampliando o número de órgãos públicos com os quais mantém acordo de assistência de saúde aos servidores.

Hoje, a Geap é o plano de saúde dos servidores públicos de 29 órgãos do Poder Executivo - os ministérios da Saúde, Trabalho, Previdência, Minas e Energia, Justiça, Desenvolvimento, Relações Exteriores, Transportes, Planejamento, Ciência e Tecnologia e Esporte, além de autarquias como o INSS, as polícias Federal e Rodoviária Federal, Funai, Ibama e, ainda, quatro universidades públicas.

Entre 1999 e 2000, a Geap sofreu uma crise séria e precisou recorrer a alguns patrocinadores - os maiores são os ministérios da Saúde, do Trabalho e o INSS. Além disso, a contribuição dos servidores passou de 4,5% do salário para os atuais 6,84%.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]