Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > I ENCONTRO DAS COMISSÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR

I Encontro das Comissões de Saúde do Trabalhador

30/06/2008

Escrito por: SindSaúde-SP

Começou ontem, 25/06, o I Encontro das Comissões de Saúde do Trabalhador (Comsats) e I Simpósio sobre Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o SindSaúde-SP.



O I Encontro visa envolver trabalhadores e gestores da saúde no debate e na troca de experiências sobre ações para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e na saúde do trabalhador.



Os trabalhadores da área da saúde, em especial os de hospitais, encontram-se expostos às mais variadas situações de riscos que podem levar ao adoecimento e/ou à redução da capacidade produtiva.



O coordenador de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde, Paulo Seixas, representando o secretário da pasta, abriu o evento elogiando a participação de todos e considerando a Saúde do Trabalhador “a negociação mais bem sucedida com o SindSaúde-SP”.



Mário Porto, representando o secretário de Gestão Pública, afirmou que representava ali o Governo legitimando o encontro e expressou sua expectativa de que a iniciativa sirva de exemplo para as demais secretarias.



Benedito Augusto de Oliveira, presidente do SindSaúde-SP, destacou que o Estado deve muito à categoria. São trabalhadores que lidam diariamente com seres humanos e sua dor. Ao mesmo tempo, sobrevivem com baixos salários, muito assédio moral nos locais de trabalho, sem pensar em sua própria saúde. O SindSaúde-SP tem conseguido importantes avanços nas negociações com o Governo que resultam em ações como esse encontro. Ressaltou também que cuidar da saúde do trabalhador da saúde é a principal forma de se garantir que o Sistema Único de Saúde no estado cumpra seu papel de política pública de inclusão social. “Não se pode continuar a cuidar da saúde da população, adoecendo com isso.”



O SindSaúde-SP debateu durante anos a necessidade de um instrumento que organizasse as ações de promoção à saúde do trabalhador da saúde. A instituição das Comsats em todos os hospitais e autarquias da rede pública estadual, em 2006, foi uma grande vitória.



A Comsat é um instrumento de organização de ações para promover a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida, humanização, trabalho e integrar as políticas de prevenção a serem estabelecidas e implantadas no âmbito da Secretaria da Saúde, com formação bipartite - gestores e trabalhadores - e paritária.



A COMSAT deve atuar em tudo o que envolve condições de trabalho. Tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar contra as condições de trabalho insalubres, inseguras e perigosas. Deve atuar em todos os campos relacionados com a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Deve participar de todas as decisões referentes ao ambiente e à organização do trabalho, pois a maioria dos acidentes deixa seqüelas e as doenças podem ser de caráter irreversível.



Os comsateiros têm inúmeras funções, em especial organizar a luta pela melhoria das condições de trabalho em sua unidade.



Agora as Comissões estão se consolidando nas unidades e o Encontro está sendo um importante espaço para reunir comsateiros de diversas unidades, avaliar os avanços e as dificuldades, e buscar ações para fortalecer as comissões na promoção de saúde para o trabalhador da rede estadual de saúde.



Luis Sérgio Lessi, um dos coordenadores do Encontro, informou que o debate será disponibilizado pela Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde em seu site: www.crh.saude.sp.gov.br



O evento está sendo realizado na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) - Campus Liberdade (Rua Galvão Bueno, 868 - Liberdade - São Paulo).
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]