Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE-SP SEDIA O 1º ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES DO RAMO

SindSaúde-SP sedia o 1º Encontro Estadual de Mulheres do Ramo

29/07/2008

Escrito por: SINDSAÚDE-SP

No dia 18 de julho de 2008, foi realizado no auditório do SINDSAÚDE-SP, o 1º Encontro Estadual de Mulheres do Ramo da Seguridade Social da CUT. Estiveram presentes no encontro dirigentes e militantes do Sindicato dos Psicólogos, Sindicato dos Enfermeiros, Sintraemfa e do SINDASAÚDE-SP. Também estiveram presentes representantes da FETSS-CUT na pessoa do seu presidente Hélcio Aparecido Marcelino e da CNTSS-CUT através da companheira Célia Regina Costa - Secretária Nacional de Mulheres do Ramo da Seguridade Social.

De forma bem descontraída e dinâmica, o encontro possibilitou que cada entidade fizesse um relato de como é desenvolvido o trabalho de igualdade de oportunidades à mulher trabalhadora desde as suas respectivas direções até às trabalhadoras e militantes na base.

Segundo a companheira Benedita Lyra Bruni, Secretária de Assuntos Jurídicos do SINDSAÚDE-SP e Secretaria de Mulheres da FETSS (Federação Estadual dos Trabalhadores da Seguridade Social) esse é um momento muito importante para as Mulheres do Ramo da Seguridade Social no Estado de São Paulo, pois embora as mulheres ainda sejam a grande maioria nos locais de trabalho, elas ainda sofrem com a diferenciação salarial e oportunidade de promoção para novos cargos e funções.

Além de sediar garantir a estrutura física para a realização da atividade, o SINDSAÚDE-SP disponibilizou material didático e assessoria para a organização e acompanhamento da Encontro.

Ações e propostas
Outro momento importante no seminário foi o trabalho em grupo integrando as diversas entidades presentes para a formulação de propostas até o final deste ano de 2008 tais como:

1. Realização na 2ª Quinzena de novembro um Seminário de 02 (dois) dias tendo como conteúdo os seguintes temas:
• Projeto de Eqüidade de Remuneração da ISP em parceria com a CNTSS-CUT.
• Encaminhamentos 12ª Plenária Nacional da CUT.
• Mulher na Mídia e as Relações de Trabalho
• Planejamento 2009

2. Criação no Site da CNTSS-CUT um tópico (link) informativo sobre as ações da Secretaria de Mulheres da Seguridade Social;

3. Formalização em cada Sindicato de base da CNTSS no Estado de São Paulo, os seus respectivos Coletivos de Mulheres, com divulgação de um calendário de reuniões.

4. Inserção nos Jornais e Boletins dos Sindicatos matérias referente a Mulher Trabalhadora.

5. Criação de um GT (Grupo de trabalho) com representações de cada um dos Sindicatos do Ramo da Seguridade Social para encaminhar as ações desse encontro.

12ª Plenária Nacional da CUT
O encontro também debateu e deliberou a cerca do debate sobre o APERFEIÇOAMENTO das cotas de 30% nos fóruns da CUT. Ou seja, a garantia do cumprimento das cotas, evitando que os Sindicatos inscrevam mulheres num primeiro momento mas que em seguida são substituídas por suplentes que não sejam do gênero feminino. Essa será a posição a ser articulada com as demais delegadas mulheres do Ramo da Seguridade Social e de outras categorias na 12ª Plenária Nacional da CUT.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]