Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PE: SERVIDORES DA SAÚDE ESTÃO EM GREVE

PE: servidores da saúde estão em greve

25/09/2008

Escrito por: SINDSAÚDE/PE

Greve na saúde continua em PE


25/9/2008
Depois de três horas de assembléia no Hospital da Restauração, os servidores da saúde do Estado de Pernambuco decidiram continuar a greve por tempo indeterminado. No próximo dia 1º de outubro, às 14h, será realizada nova assembléia, no Hospital da Restauração, para definir os rumos do movimento. Os trabalhadores protestam contra a criação das fundações de direito privado que vão passar a gerir a saúde pública no Estado.

Durante a assembléia, foram votadas duas propostas, sendo uma pelo fim da greve e fortalecimento do movimento, através de mobilização em cada hospital para esclarecer os artigos do projeto. A outra proposta, acatada pela maioria dos trabalhadores, foi a continuidade da greve e mobilização nos hospitais. Cerca de 70% dos servidores aderiram a greve no Estado, o que representa 18 mil pessoas.


SERVIDORES DA SAÚDE DECIDEM CONTINUAR EM GREVE!!!
ASSEMBLÉIA GERAL DIA 01/10 ÀS 14 HORAS NO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO
VAMOS CONTINUAR A LUTA EM DEFESA DO SUS.
SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE JÁ!

NÃO ÀS FUNDAÇÕES!



VEJA O HISTÓRICO DO MOVIMENTO


Servidores discutem as fundações de direito privado

23/9/2008
O que são as fundações de direito privado? As fundações vão fazer algo que o Estado não tem capacidade de fazer? Para responder essas e outras perguntas sobre projeto de lei que prevê a gestão da saúde por fundações de direito privado, a Associação dos Funcionários do Hospital Universitário Oswaldo Cruz realizou, no auditório da unidade de saúde, na manhã desta terça-feira (23/09), o debate "Fundações Públicas na Saúde: A quem interessa?".

Para compor a mesa foram convidados a coordenadora do Sindsaúde,Perpétua Rodrigues, o advogado Célio Franklin Brito,o ex-reitor da UPE, Emanuel Dias e o diretor do Conselho Estadual de Saúde, João Rufino do Egito.

De acordo com Perpétua, as fundações são uma tentativa de privatizar o sistema de saúde e isentar o Estado do papel de garantir de direitos fundamentais. "Esse projeto já vem de governo passados e infelizmente o governo de esquerda aprovou. Se o projeto é bom porque eles não discutiram sua implementação com os servidores e com a sociedade?", disse.
Confira entrevista em áudio com Perpétua Rodrigues no site www.lefil.com.br


16/9/2008
A partir da próxima segunda (22), os servidores da saúde de Pernambuco estarão de braços cruzados em protesto ao projeto de lei estadual que cria as fundações de direito privado. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (16) em assembléia do Sindicato dos Servidores em Saúde de Pernambuco (Sindsaúde), que reúne mais de nove mil filiados no Estado. Em Pernambuco, são cerca de 23,5 mil servidores. A expectativa é que 80% do total dos trabalhadores paralisem as atividades. No dia 24, haverá assembléia, às 9h, no Hospital da Restauração, para avaliar os dois dias de greve e definir os rumos do movimento.

”Agora é tudo ou nada. Temos que partir para a luta e não deixar que o Governo do Estado privatize a saúde porque é isso que eles querem fazer. Nem se quer discutiram o projeto com a população”, disse a coordenadora geral do Sindsaúde-PE, Perpétua Rodrigues. Segundo ela, as fundações vão piorar ainda mais o caos na saúde. “O Governo deixa de ser o único responsável pela saúde pública e transfere a sua responsabilidade para o setor privado; os hospitais públicos poderão fazer convênios para atender a planos privados de saúde e a população perderá o direito de fiscalizar o funcionamento das fundações e os recursos a elas destinados, já que acaba com o controle social dos Conselhos de Saúde”, explicou.

O projeto de Lei Ordinária Nº 686/2008 autoriza o poder executivo a instituir “Fundação Estadual de Assistência Hospitalar”. Ele foi aprovado na Assembléia Legislativa e regulamentado. O Governador tem 180 dias para sancionar o projeto. “A greve só termina com a revogação da lei”, afirmou Perpétua. Com a greve, serão atingidos os serviços de ambulatório, como consultas e exames.

Confira áudios de Perpétua Rodrigues no site www.lefil.com.br .

O projeto de lei completo e uma cartilha sobre a fundação, você encontra no site do Sindsaúde www.sindsaudepe.com.br

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]