Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > REUNIÃO AMPLIADA DO CNAS DEBATE A PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Reunião Ampliada do CNAS debate a Participação e Controle Social

15/04/2009

Escrito por: cntsscut


Eliana Bohland
Organização e Formação -Cntss/Cut

O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS realizou, nos dias 13 e 14 de abril, em Brasília, uma Reunião Ampliada com o tema "Participação e Controle Social: interfaces necessárias para a concretização do SUAS", com participação de centenas de representantes de usuários, entidades de assistência social, gestores, e conselheiros e trabalhadores da área da Assistência Social.

Estimular o debate sobre a participação foi o principal objetivo desta reunião, preparando a VII Conferência Nacional de Assistência Social, que tem como tema geral "Participação e Controle Social”.

A Conferência Nacional deverá acontecer no período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2009, em Brasília e será antecedida por conferências municipais (de 1º de maio a 9 de agosto) e conferências estaduais em um período máximo de até 16 de outubro.

Entre os painéis realizados durante a reunião, o debate caracterizou as transformações na área da Assistência Social, com outra concepção que busca a inclusão do cidadão.

Um dos grandes desafios apontados é pensar estratégias para ampliar a participação dos usuários no Controle Social da Assistência Social.

Para Maria Gusmão, presidente do Sitraemfa/SP, este debate também deve inserir a situação de precarização do trabalho em que se encontram os trabalhadores da assistência social, parte fundamental para implantação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.

O debate também discutiu as formas de representação existentes nos conselhos, problematizando seus limites e avanços necessários para ampliar sua representatividade.

Por fim, o debate fez uma reflexão sobre o modelo de Controle Social, considerando os avanços até aqui atingidos e os limites ainda existentes, para repensar seu formato e avançar no processo de escolha dos representantes da sociedade civil nos Conselhos de Assistência Social.


Regulamentação do SUAS

O Ministério do Desenvolvimento Social apresentou um projeto de lei que pretende regulamentar o SUAS e que neste momento está na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, o PL 3077/2008.
O PL passou por amplo debate e seu relator, Dep. Raimundo Gomes de Matos, acolheu diversas emendas, formulando um substitutivo que abrange as diversas demandas apresentadas.

O debate ressaltou que é fundamental nos mobilizarmos pela aprovação deste substitutivo, que vai significar um avanço para a Assistência Social.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]