Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > GOVERNO SUBSTITUI CONCURSOS PÚBLICOS POR TESTES SELETIVOS, DIZ SINDICATO

Governo substitui concursos públicos por testes seletivos, diz sindicato

18/05/2009

Para o SindSaúde, há inversão da lógica de contratação pelo Estado.

Escrito por: Fonte: SindSaúde/PR

O Plano Estadual de Saúde, documento com as diretrizes do governo do Estado para o setor, estabeleceu o final de 2008 como prazo para a realização de concursos públicos. No entanto, isso não aconteceu. Os concursos vêm sendo substituídos sistematicamente por testes seletivos.

Segundo a coordenadora do SindSaúde, Elaine Rodella, esse fato fere as constituições Federal e Estadual, uma vez que os testes seletivos só podem ser realizados em regime de urgência. “O teste seletivo vem se tornando a norma neste governo, o que revela uma inversão da lógica de contratação pelo Estado”, afirma ela.

No teste seletivo, os aprovados têm contrato de apenas um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Para a coordenadora do sindicato, este é um dos problemas do teste. “Quando o profissional aprende a rotina do trabalho, com as características dos usuários, tem de sair porque encerra o contrato. Isso dificulta a qualidade do atendimento e quem perde é o usuário”, ressalta Elaine.

No entanto, casos especiais que poderiam justificar a realização dos testes seletivos, devido ao seu caráter de urgência, não são contemplados. Elaine cita como exemplo a atual surto da Gripe A. “Um caso como o da Gripe A, por sua própria característica emergencial, necessita de profissionais trabalhando imediatamente, o que seria o caso para um teste seletivo. São serviços realizados pelas regionais de saúde, que estão com equipes desfalcadas, exatamente pela falta de concursos públicos”, diz a coordenadora.

No dia 8 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde abriu edital para um novo teste seletivo para ocupação de cargos em atividades de caráter permanente. “Por essa característica, o teste esbarra na inconstitucionalidade”, afirma Elaine. Segundo ela, “se não é caso de calamidade não pode haver teste seletivo”.

A coordenadora do SindSaúde aponta que houve tempo para que o governo do Estado implementasse concursos públicos nos últimos anos. “Os hospitais regionais de Francisco Beltrão e de Campo Largo estão em construção há três anos. Isso é tempo suficiente para planejar um concurso”, afirma. Ela também cita o caso do Hospital Regional do litoral, em Paranaguá, que já realizou três testes seletivos em seis anos de funcionamento. “Essa é uma medida temporária que está sendo transformada em definitiva pelo governo, e isso não podemos admitir”, conclui.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]