Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > O ACS E A PANDEMIA: E AGORA, QUAL É O MEU PAPEL?

O ACS e a pandemia: e agora, qual é o meu papel?

03/08/2020

Diversos profissionais do Brasil e do mundo afora têm reconhecido a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde nesta pandemiat

Escrito por: Sindacs SP

 

Muito se questiona sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde nesta pandemia. Essenciais no Programa Saúde da Família e os profissionais mais importantes para o elo entre o poder público e a comunidade, os ACS estão recebendo informações diversas e muitas vezes contraditórias dos sistemas de saúde sobre seu papel nesta crise.

 

O que a lei diz sobre a atribuição do ACS? 

 

A lei 11.350/2006 é clara sobre a atribuição do ACS, que é o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde. Este é o momento em que as pessoas mais precisam que o ACS seja atuante. Isso não significa que as atividades devem ser realizadas conforme eram antigamente, seguindo “vida normal”, mas sim que a abordagem deve ser realizada tomando todas as medidas de precaução para evitar contágios.

 

Através do diálogo e das boas informações, o ACS deve orientar seus cadastrados visando o autocuidado e a saúde individual e coletiva, ensinando a seguir os protocolos de segurança e a fazer o uso correto da máscara, por exemplo. Sem o ACS, muitas pessoas não sabem encontrar informações de qualidade, não sabem em que devem confiar para proteger a si e as suas famílias. Nesta pandemia, o trabalho do ACS salva vidas!

 

Como eu posso diminuir meus riscos enquanto trabalho?

 

Mantenha sempre três a quatro passos de distância enquanto conversa ou dois braços estendidos


Ensine e faça o uso correto da máscara: cubra nariz, boca e queixo e só coloque e retire pelos elásticos com as mãos higienizadas. Oriente seus cadastrados a utilizar máscaras desde o início do atendimento.


Evite tocar em objetos que você não tenha higienizado. Se precisar utilizar e compartilhar algo, como canetas, higienize objetos antes e após cada uso.


Procure sempre os ambientes abertos e mais ventilados. Ao realizar a VD, procure ficar do lado de fora ou perto de janelas.

 

Valorize o seu trabalho

 

Diversos profissionais do Brasil e do mundo afora têm reconhecido a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde nesta pandemia. Ao sair para o trabalho, lembre-se que sua atuação pode tornar a sua área mais segura e salvar vidas.

 

 

https://sindacs.org.br/2020/05/21/o-acs-e-a-pandemia-e-agora-qual-e-o-meu-papel/

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]