Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > DELEGAÇÃO FEMININA DO SINDACS PE SE DESPEDE DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Delegação feminina do Sindacs PE se despede do Fórum Social Mundial

19/03/2018

Participação das mulheres no Fórum foi importante para debater questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência

Escrito por: Sindacs PE

 

 

A delegação encerra, após três dias de intensas atividades, participação no Fórum Social Mundial com excelentes resultados. O evento reuniu entidades, pesquisadores e representantes dos movimentos sociais e do poder público de 160 países.

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou uma série de ações durante o Fórum. As diretoras Fábia Andrade, Ilze Mendes, Valéria Melo, Vastir Maria e Silvânia Timóteo participaram de seminários, rodas de conversas, debates, formulação de propostas, troca de experiências e articulação.

 

Foram discussões sobre a grave questão de saúde pública, com desafios ainda maiores devido aos desmontes das políticas públicas de saúde e Atenção Básica. O objetivo foi de garantir direitos conquistados, defender o SUS. As diretoras participaram da coleta de assinaturas contra a Emenda Constitucional 95/2016, que congela investimentos em saúde por duas décadas e já está em vigor.

 

A participação das mulheres no Fórum Social Mundial foi muito importante para debater questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras.

 

Com a infeliz notícia da morte da vereadora Marielle Franco, aconteceram vários atos em protesto. Durante toda a quinta feira (15), os manifestantes, maioria de mulheres, se reuniram em vários espaços da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nas ruas sob gritos de "Marielle, presente!”.

 

Ainda na quinta-feira, o Sindprev/BA promoveu o debate sobre o Desmonte da Previdência Social. A mesa foi composta por diretores do Sindsprev/BA, advogado especialista em direito previdenciário, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e pela Secretária Executiva da CUT Nacional e coordenadora do Fórum Baiano de Agricultura Familiar. Foi debate riquíssimo que reforçou o conhecimento sobre os impactos que essa reforma vai causar na vida de todos os trabalhadores.

 

Na sexta feira (16), como última atividade da delegação, foi à participação na Mesa redonda do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o tema “A atenção primária gratuita e o papel da promoção e prevenção de saúde no fortalecimento do SUS”. Um tema que despertou a atenção e inquietou os participantes pela relevância das ações que são prioridades no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]