Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > DIREÇÃO DO SINDACS BA REALIZA REUNIÕES EM VÁRIOS MUNICÍPIOS

Direção do Sindacs BA realiza reuniões em vários municípios

06/02/2015

Coordenadores do Sindicato fizeram uma maratona de reuniões com os ACSs e ACEs filiados e também com a presença dos gestores dos municípios

Escrito por: Sindacs BA

 

Na terça-feira, 27/01, os coordenadores do Sindacs, Aldenilson Rangel e Luciano Borges fizeram uma maratona de reuniões com os ACSs e ACEs filiados e também com a presença dos gestores dos municípios visitados.

 

A primeira parada foi no município de Itapicuru. A direção do Sindacs, representada por Aldenilson Rangel e Luciano Borges, foi recebida às 10h pelos Agentes de Saúde na Câmara de Vereadores da cidade. Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes ao CNES, plano de cargos e salários e outras questões que foram totalmente esclarecidas pelos representantes da entidade sindical.


“Nessa reunião os agentes foram unânimes e confirmaram a vontade de prosseguir com a filiação ao Sindacs”, destacou Rangel.


Nesse município a prefeitura já paga o piso nacional dos ACS e ACE, um grande exemplo do que faz o  gestor que respeita o seu trabalhador”, acrescentou Rangel.

 

Em Cipó, às 14h, os diretores estiveram reunidos com os ACEs da região no P.A. “Alguns Agentes de Saúde que estão filiados a outro sindicato, mas almejam a filiação ao Sindacs compareceram a reunião”, explicou Luciano.


Os ACSs percebem os avanços que a categoria de Agentes de Endemias conquistaram. “Há um ano os ACEs estavam sem trabalhar, porém com a filiação ao Sindacs hoje eles possuem fardamento completo, crachás de identificação e EPI’s completo”, ressaltou Rangel.


Ainda está pendente a definição da entrega do protetor solar (se o gestor fornecerá o dinheiro para cada servidor comprar ou se disponibilizará o produto).

 

Mas em Cipó a questão mais séria foi o atraso do pagamento do salário dos servidores da prefeitura, situação resolvida em prol da categoria já filiada ao Sindacs, os ACE.

 

Os ACS seguem sem receber o salário, fato que levou esses servidores a participarem dessa reunião. “Os Agentes de Saúde de Cipó percebem a necessidade da filiação ao Sindacs, sindicato atuante na região e que sempre procura resolver os problemas das categorias da melhor forma, através do diálogo com os trabalhadores e gestores”, enfatizou Rangel.

 

Na oportunidade os diretores sanaram várias dúvidas dos trabalhadores. A Secretária Municipal de Saúde de Cipó, Raquel Meyre Costa Cruz,  esteve nessa reunião e falou das dificuldades da saúde no município.

 

 “Uma situação fica evidente, que essa entidade consegue resolver as questões por conta da forma de negociação. Os ACE já recebem o piso nacional, os ACS estavam até o termino da reunião sem a definição de quando receberiam o salário. Mais uma vez os trabalhadores manifestaram a decisão de continuarem sendo representados pelo Sindacs”, finalizou Rangel.

 

No dia 28 de janeiro, os representantes do Sindacs também estiveram em Nova Soure, às 9h, na sede da Associação dos ACS e ACE. A delegada sindical, Zuleica, participou da reunião.
Um dos principais problemas dessa cidade é a regularização dos ACEs no CNES, situação que a direção do Sindacs orientou a categoria.


“Nós informamos aos ACE acerca do Código Brasileiro de Ocupação Provisório (CBO) dos Agentes de Endemias ( nº 5151-20)”, disse Luciano.


Outra questão é o plano de cargos e salários, os diretores enviarão o modelo para a categoria, bem como amostra do PMAQ (modelo do projeto como ocorreu em Salvador e o gestor irá seguir).

 

 “Nova Soure é outro município filiado ao Sindacs que o gestor já paga o piso nacional para os ACS e ACE. Os Agentes de Saúde manifestaram vontade explicita de serem representados pelo nosso sindicato”, destacou Rangel.


Na cidade de Crisópolis, Aldneilson e Luciano estiveram reunidos com o chefe de Gabinete, Jean, e a secretária de Saúde, Joseane, na prefeitura da cidade. A delegada sindical, Maria Hosana, juntamente com uma comissão de ACS e ACE estiveram na reunião.

 

O tema principal do encontro foi o pagamento do piso nacional, a efetivação dos ACE, o PMAQ e o PCCV. Uma nova reunião foi agendada para o dia 23 de fevereiro para resolver todas essas pendências com o prefeito e os procuradores do município.

 

Direção do Sindacs

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]