Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > DIREÇÃO DO SINDACS PARTICIPA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Direção do SINDACS participa de audiências públicas

23/04/2013

A audiência foi marcada pela discussão dos seguintes temas: atenção básica e vigilância sanitária.

Escrito por: SINDACS-BA

 

 

Na última terça-feira (16), o coordenador-geral do sindicato, Aldenilson Rangel, participou de uma audiência pública, solicitada pelo Conselho Municipal de Saúde de Salvador, no auditório do Ministério Público Estadual. A audiência foi marcada pela discussão de temas, como: atenção básica e vigilância sanitária. “Os assuntos abordados foram de interesse dos ACS e ACE, e como sempre, o secretário municipal da saúde, não esteve presente”, relatou Rangel.

A Diretora de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luciana Peixoto, expos dados da Secretaria Municipal de Salvador, com relação às unidades básicas de saúde, reformas e construções de novas unidades, falou ainda, da cobertura do PACS/PSF de salvador que tem a pior cobertura do país, sendo o último colocado, com 13,7% de cobertura, ficando atrás, da cidade de  Belém (PA).
 
A Diretora mostrou dados que comprovam que existe um crescimento na cobertura do município, e que várias ações estão em andamento para melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão de salvador. Todos os dados apresentados  pela gestora foram contestados e rebatidos pelo Diretor da Atenção Básica do Estado, Ricardo Heinzeman, e também, por vários conselheiros de saúde que se manifestaram contra o que foi apontado pelo município.

“Foi importante  mostrar para o público que esteve presente, que a discussão da atenção básica tem que passar pela valorização dos servidores, em especial, os ACS e ACE, que estão recebendo um salário base abaixo do mínimo, correspondente a  R$ 580,43, fato que  afeta a autoestima desses servidores que levam  prevenção às comunidades de salvador.

Todos que estavam no evento ficaram perplexos”, reiterou Rangel.

Audiência trata do enfrentamento da dengue

Na última quarta-feira (17), representantes do sindicato participaram de nova audiência, realizada no Centro de Cultura da Câmara. O tema  discutido, na ocasião, ‘enfrentamento da dengue na capital’. Mais uma vez os coordenadores do sindicato observaram a ausência do secretário municipal da saúde.

“A exposição feita pela coordenadora da vigilância do município, mais uma vez foi contestada pelo público, e em especial, por um médico que levantou várias situações que exemplificaram que  não existe seriedade do município no enfrentamento da dengue, e das pessoas que são acometidas, de acordo com o profissional,  os médicos do município não conseguem identificar os sintomas com precisão, o que leva as pessoas a óbito”, explicou o coordenador Aldenilson Rangel.
 
Para o coordenador, as audiências foram importantes, pelo fato da exposição das dificuldades das categorias terem sido destacadas nas duas ocasiões. “Mais uma vez no uso da palavra mostramos as dificuldades dos servidores  ACE, e contamos um pouco da trajetória da luta do SINDACS, se não fosse à luta permanente dessa entidade em Brasília, com certeza não estariam hoje, os agentes de combate às endemias, como servidores públicos em todo o Brasil. Fizemos parte da história, e isso ninguém pode negar”, declarou Rangel. Essa foi à forma que o coordenador-geral do SINDACS encontrou para dar uma resposta clara para todas as  pessoas e entidades,  e emendou: “ é uma resposta para as  pessoas  e entidades querem entrar na luta dos trabalhadores, sem saber nada da categoria”, concluiu.
 
 

Direção Estadual do SINDACS-BA

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]