Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > O CAOS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

O caos na assistência social do Município de São Paulo

12/03/2010

Escrito por: Imprensa CNTSS/CUT

O  caos na assistência social do Município de São Paulo Escrito por Clara Bisquola

Estiveram reunidos ontem (10), com a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Luiza Gomes da Silva Azevedo, o presidente da Federação dos Trabalhadores em Seguridade Social Elcio Aparecido Marcelino, a presidente da CNTSS/CUT Maria Aparecida Faria e o secretário Geral Renato de Barros e a presidente da SITRAEMFA Maria Gusmão Pereira, buscando uma solução para os trabalhadores da Assistência Social de ONG´s ( rede conveniada) que estão com os salários atrasados desde novembro do ano passado.

O SITRAEMFA, mais uma vez mobilizou-se e foi à luta, denunciando os atrasos de salários ao MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, solicitando a intervenção, para que sejam regularizadas as pendências o mais rápido possível. A Prefeitura de São Paulo não repassou a verba para que as ONG´s conveniadas pagassem os salários do mês de dezembro, as férias, mais 1/3.

Para a presidente da SITRAEMFA, Maria Gusmão: “É uma vergonha o descaso do Prefeito Kassab com os usuários da Assistência, que além de não dar um bom serviço deixa os trabalhadores, sem receber os seus salários e férias há mais de dois meses e ainda ficam a mercê de suas dividas. Sem contar a precariedade da alimentação fornecida pela Prefeitura aos usuários. O que vemos é o caos na assistência social do Município de São Paulo”

A luta para que este problema do atraso nos pagamentos vem desde o final do ano de 2009, quando da aprovação do Orçamento da Assistência. Mesmo diante da pressão, os vereadores aprovaram apenas 42 milhões, que seriam destinados a novas entidades e não para investir nas que já existem conforme reivindicação, com isso o caos se concretizou e os Trabalhadores estão com seus salários atrasados, conclui ela.

PREFEITURA PROMETE, MAS NÃO CUMPRE

Em janeiro último em reunião realizada no Ministério Público do Trabalho, o Sitraemfa e a categoria ganharam a primeira luta na denuncia contra os atrasos de salários dos trabalhadores da Rede Conveniada. Nesta reunião a presidente do Sitraemfa enfatizou as dificuldades que os profissionais estavam atravessando como também a possibilidade de redução do quadro de funcionários, já extremamente enxuto, que sem o pagamento dos salários, os trabalhadores serão obrigados a interromper a prestação dos serviços. A Procuradora Dra Maria Isabel Cueva Moraes, em face do exposto requereu um prazo de vinte quatro horas para a Prefeitura de São Paulo se pronunciar. Mesmo assim ainda nada foi feito. No dia 02 de março, em Assembléia, os trabalhadores decidiram entrar em estado de greve e esperam as decisões e as negociações que deverão sair após essa reunião ocorrida ontem.

“Nós queremos uma solução concreta para esta questão que vem se arrastando. Acredito que a Secretaria da SMADS deva estar bem preocupada com esta situação. Estamos falando de um contingente grande de trabalhadores das mais diversas áreas: (assistentes sociais, educadores, técnico especializado, orientador sócio educativo, profissional auxiliar, agente de proteção, administrativo, auxilia. de cozinha, zelador e vigia) e não `queremos que o trabalhador seja mais uma vez a vítima. Esse tipo de questão vem se repetindo e acaba fragilizando e depauperando o trabalhador”, finaliza Elcio Marcelino, presidente da FETSS.

Nesta sexta-feira, 12 de março, às 10hs, esta marcada nova Assembléia Geral da Rede Conveniada, na sede do SITRAEMFA para ratificar GREVE GERAL da categoria.
















































  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]