Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > BALADA LITERÁRIA COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA

Balada Literária começa nesta quinta-feira

18/11/2010

Escrito por: Postado por Clara Bisquola

Balada Literária começa nesta quinta-feira GILBERTO AMENDOLA

Um festival de literatura sem ‘mimimi’. Ou, como afirma o organizador da 5ª edição da Balada Literária, o escritor Marcelino Freire, trata-se de um evento “sem credenciamento, sem assessoria de imprensa, sem ingressos online e sem nenhuma cerimônia”.
A balada começa hoje e vai até domingo - prometendo agitação na região da Vila Madalena e Pinheiros. Os principais eventos (lançamentos de livro, debates, shows…) serão realizados em nove pontos da região, como a Livraria da Vila, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima, o Centro Cultural b_arco, a Mercearia São Pedro. E nos dias 24 e 25 haverá a Ressaca Literária, com mais atrações.

Tudo de graça.
“Vejo os eventos literários cada vez mais sisudos, cheios de pompa, circunstância e discursos chatos. Literatura não é isso. A balada mistura todo mundo. Aqui, você pode, realmente, tomar um café com seu autor preferido, trocar uma ideia e até beber uma cervejinha na Mercearia São Pedro”, fala Marcelino.
“É como se fosse uma festa em casa. Sabe como é? Cada um traz um salgadinho, um doce, uma bebida. É tudo na raça, com queridos apoiadores, mas sem dinheiro do governo. Aliás, o governo só tem dinheiro para apoiar o Cirque du Soleil”, diz.
A abertura da balada ocorre na Livraria da Vila. Às 11h, a homenageada do ano, a escritora Lygia Fagundes Telles, irá bater um papo com seus leitores. A atriz Leandra Leal irá ler trechos de obras de Lygia. “No ano passado, convidamos Lygia para essa homenagem. Ela aceitou com muita alegria. Neste anos, nós já convidamos o homenageado do próximo ano, o poeta Augusto de Campos”, adianta Marcelino.
A lista das participações especiais é extensa: Lauro César Muniz, Hugo Possolo, Marcelo Rubes Paiva, Cid Campos, Alice Ruiz, Jorge Furtado e muitos outros.
A balada tem a vantagem de não ser só um evento literário. Shows de Fabiana Cozza (hoje, às 20h30, no centro cultural b_arco) e a banda os Outros (dia 2, domingo, às 20h, no centro cultural b_arco) também estão programados.
Aliás, um dos eventos mais aguardados deste ano é a apresentação de uma peça de teatro baseada na obra do escritor Chileno Roberto Bolaño (1953-2003). O espetáculo Los Críticos También Lloran conta com atores espanhóis e venezuelanos.
“Nada mais oportuno do que trazê-los para a balada. Estamos vivendo um momento de celebração e descoberta da obra de Bolaño”, diz Marcelino. Segundo organizador, o próprio governo espanhol “bancou” as passagens dos espanhóis. Já os venezuelanos foram patrocinados pela própria balada - que vai pagar passagem e estadia em suaves prestações.
O evento também marca o lançamento de uma nova editora, a Edith (de Marcelino Freire e Vanderley Mendonça). “Lançar uma editora é o nosso jeito de colocar a bunda na janela. Tenho feito oficinas com jovens atores. E descobri que eles precisam ter um veículo para firmar suas carreiras. Não é pra escrever e deixar escondido nas gavetas”, diz Marcelino.
Entre os lançamentos, destaque para A Matadora de Orquídeas, da poetisa Analu Andrigueti. No livro, poemas que vão de reminiscências da infância até versos despudoradamente livres sobre sexo.
Para Analu, a apresentação do seu primeiro livro na Balada Literária é o fechamento e o início de um ciclo. “Eu escrevo em site, tenho blog, mas acho que o livro é um marco. Algo que mostra pra mim e para os outros que eu sou, sim, poetisa. Melhor é lançá-lo num evento como a Balada Literária. Um evento de literatura mais solto, mais livre. Acho uma excelente oportunidade para autores como eu”, conta a autora.

Destaques
HOJE
> > 11h: Encontro com Lygia Fagundes Telles
(participação da atriz Leandra Leal).
Na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915. % 3814-5811)

> > 20h30: Lançamento da nova editora Edith, seguido de show com a cantora Fabiana Cozza. Lançamento do livro ‘A Matadora de Orquídeas’, da poetisa Analu Andrigueti. No Centro Cultural b-arco (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 915. % 3081-6986)

AMANHÃ
> > 14h30: Bate-papo como Sérgio Roveri (dramaturgo), Beth Goulart (atriz) e Marcelo Rubens Paiva (escritor e dramaturgo). Na ocasião, haverá uma homenagem ao escritor , ator e crítico literário Alberto Guzik, que foi do ‘Jornal da Tarde’). Na Livraria da Vila

> > 19h30: O escritor alemão Ulrich Peltzer lança o romance ‘Parte da Solução’. Em seguida, haverá balada com DJ. No Goethe Institut (Rua Lisboa, 974. % 3088-4288)

SÁBADO (20)
> > 13h30: Jovens poetas fazem uma homenagem ao poeta Roberto Piva. No Espaço Plínio Marcos (Praça Benedicto Calixto)

> > 17h: Encontro com Augusto de Campos. Na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777. % 3082-5023)

> > 20h30: Apresentação da peça ‘Los Críticos También Lloran’, uma homenagem ao escritor Roberto Bolaño. No Teatro da Vila (Rua Jericó, 256 % 3032-3448)

Dia 25
Ressaca Literária
- Show com Antônio Nóbrega no Teatro Brincante (Rua Purpurina, 428. % 3816-0575)

Para Maiores Informações acessem:
http://baladaliteraria.zip.net/

Foto - Marcelino Freire, idealizador do evento, com as escritoras Eunice Arruda e Gisele Werneck (laranja) que irão lançar livros no evento (Foto SERGIO NEVES/AE)

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]