Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CAMPANHA INTERNACIONAL PEDE A PROIBIÇÃO ABSOLUTA DA TORTURA

Campanha internacional pede a proibição absoluta da tortura

26/11/2010

Escrito por: Adital

Campanha internacional pede a proibição absoluta da tortura Buscando impedir toda e qualquer forma de tortura e maus-tratos, a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) está impulsionando uma campanha internacional em prol da proibição absoluta da prática.

Por Natasha Pitts

Buscando impedir toda e qualquer forma de tortura e maus-tratos, a Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) está impulsionando uma campanha internacional em prol da proibição absoluta da prática. A iniciativa está sendo apoiada para garantir que tanto ricos quanto pobres, inocentes ou delinquentes tenham seus direitos humanos respeitos e sua dignidade humana garantida.

A Campanha está recebendo o apoio dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz Martti Ahtisaari, Kofi Annan, Jean-Marie Gustave Le Clézio, Rigoberta Menchú, José Ramos-Horta, Adolfo Pérez Esquivel, Joseph Stiglitz, Desmond Tutu e Jimmy Carter. Todos já assinaram o manifesto ‘Nenhuma circunstância permite tolerar a tortura’, que justifica porque apoiar a Campanha e tentar abolir a prática da tortura.

Em cerimônia solene no dia 23 de junho deste ano, Kofi Annan e Sandrine Salerno, prefeita da cidade de Genebra, assinaram o manifesto durante o lançamento da Campanha internacional e chamaram atenção para os perigos que corre uma sociedade que ainda tolera a tortura.

O manifesto, que pode ser assinado no link: http://www.omct.org/international-campaigns/campaign-prohibition-torture/, chama atenção para o fato de que ainda hoje uma grande quantidade de governos permite a prática da tortura e de maus-tratos e tolera o fato de a opinião pública questionar se a prática deve ser banida.

A existência da ‘Convenção contra a Tortura e Outros Tratos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes’, ratificada pelo governo de 146 Estados partes não é a garantia de que a prática desaparecerá. Por este motivo, a OMCT espera que não só os chefes de Estado, mas todos os cidadãos e cidadãs cientes da necessidade de aniquilar práticas execráveis como a da tortura, assinem o manifesto e divulguem a Campanha que já roda o mundo.

Ainda hoje, uma das principais justificativas para "negar a universalidade de determinados valores éticos" é a "alegação de especificidades culturais". Apesar das diferenças, não se deve negar que os direitos humanos podem ser os mesmo em todas as partes do mundo. Assim, a cultura não pode ser posta como uma barreira.

Sobre isto, a OMCT deixa claro em seu manifesto que "o respeito à dignidade de toda pessoa humana exige que a tortura esteja proibida em toda circunstância".

A Campanha da OMCT busca justiça para todos, mas chama atenção, em especial, para o fato de serem os pobres os mais afetados pela tortura. Logo estes, cujos direitos sociais e econômicos já são violados. O agravante é que "se protestam, eles e os que os defendem são objetos de violências, tortura ou simplesmente desaparecem para sempre".

Neste contexto, a Campanha pede respeito aos direitos de inocentes, mas também de delinquentes, que devem ser julgados e condenados com base em penas previstas em lei. Pede respeito ainda para migrantes, deslocados, indígenas, minorias étnicas e defensores/as de direitos humanos. Chama juízes e policiais a cumprirem com sua tarefa de construir uma sociedade segura e pede ainda às vítimas que não nutram um sentimento de vingança, mas de justiça e reparação.

Com vistas a reduzir de imediato a tortura e os maus-tratos, a OMCT chama as autoridades e as instituições judiciais a cumprirem suas obrigações e velarem pelos direitos dos cidadãos e cidadãs. Da mesma forma, a opinião pública e os meios de comunicação devem estar atentos e vigilantes ao cumprimento destas obrigações.


Fonte Adital: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cat=14&cod=52610

Foto Flickr: http://www.flickr.com/photos/23217418@N07/2232859661/sizes/z/


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]