Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINPSI SP: 08 DE MARÇO É DIA DE LUTAS, CONQUISTAS, RESISTÊNCIA

Sinpsi SP: 08 de março é dia de lutas, conquistas, resistência

08/03/2023

A data é um símbolo para reflexão e luta, o “dia” das mulheres é cada um dos 365 do ano. Viva a luta das mulheres do Brasil

Escrito por: Sinpsi SP

 

Desde o final do século 19, ou seja, há mais de 100 anos, movimentos feministas vêm ganhando força, se contraponto ao modo de produção do capitalismo, sua ideologia segregacionista e de gênero.

 

No Brasil, até 1932, as mulheres sequer podiam votar. E mesmo após 90 anos desta conquista, a representação na política ainda é minoritária, apesar de as mulheres comporem mais da metade da população do país.

No mundo do trabalho também é grande a diferença salarial entre homens e mulheres. Durante a década passada, até 2020, houve uma tendência de queda dessa diferença, mas ela voltou a se acentuar e atingiu 22% no final de 2022, segundo o IBGE.

 

Assédio moral e sexual ainda são, também, uma infeliz realidade no mundo do trabalho, que submete mulheres à humilhação e ameaças. Tais mazelas foram muito agravadas durante a pandemia (o SinPsi recebeu várias denúncias de assédio online durante atendimento) e potencializada pelo desgoverno que já foi.

 

Outra chaga do machismo de nossa sociedade, o feminicídio, também apresenta números alarmantes. Segundo o Monitor de Violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 houve um aumento de 5% nos casos de feminicídio comparado ao ano anterior: foram 1,4 mil mulheres mortas, uma a cada seis horas.

 

Reflexão da CUT

 

Em um artigo publicado neste 8 de março, a Central Única das/dos Trabalhadoras destaca: “Quando escapam da violência, do assédio e da falta de políticas públicas, as mulheres enfrentam o desemprego e o trabalho precarizado, que atingem em maior escala as trabalhadoras. É um problema mundial, como atesta estudo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgado na semana passada, no qual é revelado que 15% das mulheres em idade produtiva em todo o mundo gostariam de trabalhar, mas não têm emprego, em comparação com 10,5% dos homens.

 

No Brasil, enquanto a taxa de desemprego foi de 6,5% para os homens no trimestre encerrado em dezembro, houve um resultado de 9,8% para as mulheres, conforme Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). À mulher negra, essa situação é ainda pior.

 

As mulheres seguem sendo minoria na força de trabalho, mas maioria entre os desempregados, enfrentam maiores taxas de subocupação e de desalento, têm salário, em média, 21% a menor do que os dos homens para exercer a mesma função (Dieese/2023). Isso num contexto em que que a maioria dos domicílios no Brasil é chefiada por mulheres: dos 75 milhões de lares, 50,8% (38,1 milhões de famílias) têm liderança feminina”. 

 

O presidente Lula anunciou hoje, 8mar, um pacote de medidas voltado para as questões de gênero e proteção da mulher e igualdade salarial e de oportunidades. Lula criou o Ministério das Mulheres, que agrega várias secretarias, entre elas a de combate à violência, que tem à frente a companheira Denise Motta Dau, dirigente da ISP (Internacional de Serviços Públicos), entidade da qual o SinPsi é filiado.

 

A data de 8 de março é um símbolo para reflexão e luta, o “dia” das mulheres é cada um dos 365 do ano. Viva a luta das mulheres do Brasil.

 

 

Fonte: https://bit.ly/3YzmB7I

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]