Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > UNI GLOBAL DIVULGA DOCUMENTO COBRANDO APROVAÇÕES DO PISO SALARIAL E 30 HORAS PARA A ENFERMAGEM

Uni Global divulga documento cobrando aprovações do piso salarial e 30 horas para a enfermagem

16/03/2022

Documento entregue aos presidentes da Câmara e do Senado cobra aprovação urgente do PL nº 2564, que permanece no Colégio de Líderes da Câmara para definir data de votação no Plenário

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A reivindicação dos trabalhadores da enfermagem para a aprovação do PL nº 2564, que estabelece o piso salarial nacional da categoria, ganhou mais um apoio de grande valor. Desta vez a iniciativa partiu da UNI América, entidade regional integrada à UNI Global Union, sindicato global que representa mais de 20 milhões de trabalhadores no setor de serviços e setores afins. Parceira da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) em várias iniciativas de defesa dos trabalhadores da saúde, a entidade enviou documento ao Senado e à Câmara Federal expressando apoio a aprovação do PL nº 2564.

 

O texto foi encaminhado aos presidentes das duas Casas, respectivamente, senador Rodrigo Pacheco (PSD) e deputado Arthur Lira (Progressistas), além do deputado Alexandre Padilha (PT), relator do estudo econômico que demonstra ser viável financeiramente a implantação do piso salarial nacional da enfermagem pelas redes privada, pública e filantrópica. O texto exalta o compromisso dos trabalhadores da enfermagem no atendimento em saúde prestado à população, reafirmado principalmente neste momento de pandemia do Covid-19.

 

A Uni Global reitera um ponto importante do cotidiano destes trabalhadores: as múltiplas jornadas por conta da baixa remuneração que atinge a maioria destes profissionais. Uma situação de grande desgaste que foi ainda mais potencializada agora nesta intensa luta contra a pandemia do Covid-19. “Estes profissionais dedicam uma boa parte da sua vida ao trabalho, frequentemente achando necessário encontrar dois ou três empregos para ter as condições de manter às suas famílias. Também uma maioria investiu anos e recursos próprios no processo de formação para uma carreira na enfermagem,” argumentos expressos na nota.

 

Assinado pelo secretário regional da Uni Américas, Márcio Monzane, e pelo diretor Regional – UNICARE Américas, Alan Sable, o documento afirma o apoio aos principais pontos de pauta dos profissionais da enfermagem: “Além do piso salarial, a UNI Américas apoia a legislação para uma jornada de 30 horas na enfermagem (PL 2.295/2000). Esse Projeto de Lei, que esteve na pauta do Congresso Nacional em cada um dos últimos vinte anos, seria uma ferramenta essencial para reduzir a sobrecarga de trabalho que atinge cada vez mais à área de enfermagem e demais setores da saúde.”

 

 

Veja a íntegra da Nota da Uni Global:

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br