Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE RS COMEMORA 75 ANOS

Sindsaúde RS comemora 75 ANOS

06/02/2020

Recuperando a história em busca da unidade política, sindicato inaugura galeria em seu aniversário!

Escrito por: Sindsaúde RS

 

 

São oficialmente 75 anos de história. Neste 31 de janeiro de 2020, o Sindisaúde-RS completou sete décadas e meia de existência, continuando a ser um dos maiores e mais importantes sindicatos do estado. E, para comemorar essa data, a diretoria convidou a categoria para a inauguração de uma galeria com as fotos de todos ex-presidentes e presidentas do período após a ditadura militar (durante o regime militar, não há quase dados sobre a história do Sindisaúde-RS).

 

O ato

 

O evento começou às 10 horas, com a presença de dezenas de trabalhadores na sala da recepção do sindicato, que esteve fechado para expediente externo em virtude do evento. "Passamos por tempos sombrios, e esse resgate da nossa história tem a finalidade de indicar, a toda a categoria e correntes políticas, a importância de termos unidade política. Não importam as divergências políticas de cada corrente da política sindical: nós temos que ter união entre todos para enfrentar os ataques que estão vindo, com mais força que nunca, de todas as esferas de governo", abriu os trabalhos o presidente Julio Jesien.

 

Após Jesien, Ritter manteve o mesmo discurso de unidade em defesa da categoria. "Estamos discutindo várias questões internamente, mas o principal é que todos e todas tenham em mente que o sindicato é de todos, e que essa importantíssima ferramenta da classe trabalhadora tem que ser procurada, usada e sustentada por trabalhadores que confiem no Sindisaúde-RS".

 

A seguir, Eni Bahia, ex-presidenta mais antiga do período (85-90), retomou algumas histórias de seu período, mas defendeu principalmente a necessidade de ter coragem para enfrentar os tempos difíceis que vivemos e virão. Ela encerrou sua fala sobre fortes aplausos após declamar um poema que escreveu para a ocasião.

 

Marilene Schlee (98-04) encerrou as falas de presidentes e presidentas de maneira direta: ela destacou que o período atual é mais difícil ainda do que lutas que os trabalhadores tiveram em meio à ditadura, devido ao avanço do autoritarismo do governo federal e dos ataques aos trabalhadores nas demais esferas.

 

De todos ex-mandatários (as), estiveram presentes Eni Bahia (85-90), Marilene Schlee (98-04) e Arlindo Ritter (13-19). Além deles, compareceram o presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS (Feessers), Milton Kempfer, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, Claudir Nespolo, ex-presidente da CUT-RS e atual diretor, Gilmar Campos, do Conselho Municipal de Saúde, Etevaldo Teixeira, coordenador político, e a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros, Claudia Franco. Todos tiveram oportunidade para falas. 

 

Ao final, foi descerrada a nova galeria de presidentes, que ficará exposta à categoria na sala da recepção do sindicato, na Rua João Guimarães, 37.

 

 

 

Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação

 

 

http://www.sindisaude.org.br/noticia/75-anos-recuperando-a-historia-em-busca-da-unidade-politica-sindicato-inaugura-galeria-em-seu-aniver

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br