Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > DIRETORA DO SINDPREV-AL REPRESENTA A CNTSS/CUT EM SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS

Diretora do SINDPREV-AL representa a CNTSS/CUT em Seminário sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos

12/11/2019

Dirigente foi escolhida como suplente no Comitê de Jovens da ISP; participantes realizaram ato em solidariedade ao povo chileno em frente ao Consulado do país, na avenida Paulista

Escrito por: Sindprev AL

 

 

No período de 05 a 07 de novembro, a diretora do SINDPREV-AL, Alessandra Rocha, que representa a CNTSS/CUT no Comitê de Jovens da ISP Brasil, participou do Seminário: Capacitação sobre o uso dos instrumentos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos organizado pela ISP e DGB, em São Paulo.

 

No evento foram apresentados os objetivos do seminário e do projeto DGB e ISP, que visam contribuir com o movimento sindical para igualdade de direitos e justiça social para trabalhadores/as jovens, afrodescendentes, povos indígenas e comunidade LGBTI na América latina.

 

O Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH) é um dos sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos (em conjunto com o sistema universal das Nações Unidas, o sistema de controle da OIT e os sistemas regionais europeu e africano) que podem ser usados por sindicatos para defender e promover os direitos humanos trabalhistas e sindicais.

 

 

As organizações sindicais podem utilizar de maneira coordenada todas as ferramentas políticas e jurídicas de atuação dos órgãos do sistema Interamericano para defender os direitos conquistados, promover as reivindicações legítimas das trabalhadoras e trabalhadores e proteger as vítimas da violação de seus direitos.

 

A utilização do sistema interamericano pode ser feita paralelamente e de maneira articulada com outros sistemas de proteção internacional dos direitos humanos, como, em particular, o sistema de controle da OIT. O tema foi explanado por Paulo Vannuchi, ex-ministro de Direitos Humanos do governo Lula (2006 -2010) e membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (2014-2017).

 

Também houve a exposição de Carlos Ledesma, que fez uma revisão do Sistema Interamericano e suas ferramentas a partir de trabalhos em grupo de forma que todos participassem de forma dinâmica e produtiva.

 

Solidariedade ao povo chileno

 

 

Ainda no dia 07 de novembro, os jovens presentes ao seminário, em conjunto com dirigentes sindicais de 12 países do continente Americano, realizaram um ato em solidariedade ao povo chileno. A manifestação aconteceu em frente do edifício do Consulado geral do Chile, na avenida Paulista em São Paulo. Na ocasião, foi protocolada uma carta exigindo o fim das violações dos direitos humanos por parte do governo chileno e pedindo que se avance na criação de uma Assembleia Constituinte naquele país.

 

CNTSS/CUT no Comitê de Jovens

 

Dando continuidade as atividades nos dias 07 e 08/11, aconteceu a reunião do Comitê de Jovens da ISP Brasil, com a participação de jovens sindicalistas de todo Brasil e a secretária regional da ISP, Denise Motta Dau. Entre os pontos trabalhados, foi feita uma discussão sobre uma campanha nacional de sindicalização para trabalhadores/as jovens. A pauta ainda permitiu as realizações de um balanço do ano de 2019 e de um planejamento para 2020.

 

O item final da pauta foi a configuração da nova Comissão do Comitê, que ficou com a seguinte composição: Geici Maiara Brig (FETRAN-SC) e Marcos Otávio (FASUBRA) como titulares; e Alessandra Rocha (CNTSS/Cut) e Lucas Lacerda (FESSERGS) como suplentes.

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]