Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DA ENFERMAGEM – 30 HORAS

CNTSS/CUT participa de reunião do Fórum Nacional da Enfermagem – 30 horas

27/07/2018

Encontro, que acontece 30 e 31 de julho, reunirá lideranças para, entre outras pautas, atualizar situação de Projetos de Leis de interesse da categoria pendentes no Congresso e planejar novas ações

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A CNTSSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participa na segunda e terça-feira, 30 e 31 de julho, em Brasília, da reunião ordinária do Fórum Nacional da Enfermagem – 30 horas já!. O encontro, que acontece a cada dois meses, está agendado para ser realizado na sede do COFEN – Conselho Federal de Enfermagem e reunirá lideranças vindas de vários estados. A enfermagem é uma categoria que possui mais de dois milhões de trabalhadores e a de maior número de profissionais na área de saúde.

 

São representantes do Fórum pela CNTSS/CUT a sua vice-presidenta, Isabel Cristina Gonçalves, o secretário de Relações do Trabalho, Ademir Portilho, a secretária de Políticas Sociais, Cláudia Ribeiro Franco, a secretaria de Organização do Sindsaúde MG, Neuza Freitas e Lucia Esther Duque Moliterno, e Eliane Cândido Castilho, do Sindsaúde GO. A Confederação está entre as sete entidades nacionais que compõem o Fórum.

 

Além da CNTSS/CUT, fazem parte do Fórum o COFEN -  Conselho Federal de Enfermagem; a CNTS – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, a FNE - Federação Nacional dos Enfermeiros, a ABEN - Associação Brasileira de Enfermagem, a ANATEN – Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, e a ENEENF - Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem

 

A pauta definida pelos organizadores prevê a apresentação de informes por parte da presidência e dos representantes dos estados, a avaliação do ato em defesa da enfermagem realizado na avenida Paulista, em São Paulo, em 17 de maio, atualização sobre o andamento dos projetos enviados ao Congresso Nacional, a questão do piso salarial e avisos gerais.

 

Além da importante questão da aprovação das 30 horas semanais de trabalho, o setor da enfermagem acompanha outros Projetos encaminhados para o Congresso e que são importantes para a categoria. Entre eles, a questão do piso salarial nacional, aposentadoria especial e ensino a distância – EaD. A defesa do SUS – Sistema Único de Saúde também é outro destaque da luta permanente da enfermagem.

 

A CNTSS/CUT também participou recentemente, em 25 de maio, de Audiência realizada na Câmara Federal pelo Fórum Nacional de Enfermagem para discutir com um grupo de deputados a situação destes projetos. Foi consenso entre todos que o Congresso precisa encaminhar estas pautas. Muitas delas estão paradas há muito tempo, como a das 30 horas semanais que está “na geladeira” há cerca de 20 anos.

 

Ato por valorização da categoria

 

O tema valorização da enfermagem foi o mote utilizado pelo Fórum para a realização, em 17 de maio, de um grande ato unificado em São Paulo, reunindo lideranças e trabalhadores vindos de caravanas de várias cidades e estados. O tema da manifestação, que aconteceu como ponto alto das atividades da semana de enfermagem, foi “Enfermagem esta luta também é sua. Vem para luta. Vem para as ruas!”. Com esta mensagem o Fórum Nacional da Enfermagem quis chamar a atenção da sociedade para a realidade vivida por estes trabalhadores.

 

Lideranças e profissionais da base da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social acolheram a convocação do Fórum e estiveram em peso na manifestação da capital paulista. Além das entidades da região metropolitana de São Paulo filiadas à Confederação, também participaram trabalhadores vindos em caravanas dos Estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Um número expressivo de profissionais que demonstram o compromisso que têm com a profissão e com a população usuária dos serviços prestados na área de saúde.

 

Fórum Nacional - O Fórum Nacional da Enfermagem é resultado da luta dos trabalhadores e suas entidades para conquistar a valorização destes profissionais a partir da articulação e mobilização em favor das pautas de interesse da categoria, que possui importante papel dentro das estruturas de saúde nas esferas pública e privada.

 

A expectativa dos organizadores é que este debate nacional sobre a valorização e a qualificação das redes possa ter o envolvimento da sociedade tendo em vista o seu papel de usuária e beneficiária das ações de saúde. A importância da enfermagem extrapola os cuidados técnicos em saúde e tem forte representação em ações das mais variadas que dão maior qualidade de vida à população.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]