Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > BRASILEIRAS FORTALECEM DEBATE SOBRE DIREITOS DA MULHER E JUSTIÇA FISCAL EM EVENTO NA COLÔMBIA

Brasileiras fortalecem debate sobre direitos da mulher e justiça fiscal em evento na Colômbia

20/06/2017

Encontro global dos Direitos das Mulheres e Justiça Tributária reuniu mulheres de cerca de 70 países

Escrito por: Sindsaúde GO / ISP

 


 

A secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, secretária adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT Nacional e diretora de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Sindsaúde/GO, Maria de Fátima Veloso Cunha foi uma das brasileiras que participaram do Encontro global dos Direitos das Mulheres e Justiça Tributária realizado em Bogotá, capital da Colômbia entre os dias 13, 14 e 15 de junho. O evento reuniu mulheres de cerca de 70 países.

 

Enquanto participante, Maria de Fátima Veloso – que sempre atuou em defesa da equidade de gênero – destacou que “a reflexão sobre a justiça fiscal e de gênero precisa estar cada vez mais presente nos espaços de debates e que as mulheres são as maiores vítimas, uma vez que ganham menos e consequentemente acabando contribuindo mais”.  

 

Ainda de acordo com ela, nesse contexto o "debate abordou pontos bem característicos como  os fundos de ativos financeiros globais; o deslocamento do dinheiro da produção para o rentismo e para a  especulação; a privatização em massa atingindo as últimas fronteiras nas áreas de educação, saúde , segurança e assistência social; a intensa retirada de direitos dos trabalhadores; a intensa precarização das relações trabalhistas; informalidade trabalhista; estímulo ao empreendedorismo e pejotizacão".

 

Além de compartilhar experiências, outro objetivo do Encontro promovido pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) foi concentrar esforços na construção de uma “narrativa coesa e de novas estratégias” para o fortalecimento do papel da mulher no enfrentamento das “posições políticas regressivas que sustentam as abordagens fiscais neoliberais da política fiscal”.

 

O evento reuniu 78 mulheres vindas de todos os cinco Continentes. Além de representantes dos sindicatos da sociedade civil diversificada, a reunião global reuniu organizações envolvidas com os direitos das mulheres, justiça tributária, pesquisadores, defensores e ativistas.

 

 

Com informações da ISP – www.world-psi.org - Fotos: word-psi.org

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]