Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT ACOMPANHA 4º SEMINÁRIO DO FÓRUM NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SUAS

CNTSS/CUT acompanha 4º Seminário do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS

20/04/2016

Seminário reúne trabalhadores e usuários do SUAS - Sistema Único da Assistência Social para debater participação política e controle democrático

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, sediou nos dias 15 e 16 de abril o 4º Seminário Nacional do FNTSUAS – Fórum Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social. O evento teve como tema principal “Participação Política e Controle Democrático” e foi pioneiro por reunir trabalhadores e usuários do SUAS para debater e apresentar propostas de organização tendo como objetivo principal fortalecer o poder popular. O FNUSUAS – Fórum Nacional dos Usuários também esteve representado na organização do Seminário.

 

A proposta dos idealizadores previa a realização de uma análise sobre os limites que o cenário político impõe para a participação e controle democrático dos trabalhadores e usuários do SUAS. As discussões enfocavam o fortalecimento dos espaços de representação e representatividade. Outra preocupação contida na proposta do Seminário era a construção de estratégias de fortalecimento popular nos espaços de participação e controle.

 

Foram realizadas duas mesas de debates. A primeira delas aconteceu no dia 15 e teve como tema “Participação e Controle Democrático frente ao avanço do conservadorismo no Brasil”.  Neste dia, também foram realizadas oficinas sobre representação e representatividade nos espaços de articulação política e controle democrático. A segunda mesa de debates, realizada no dia 16, destacou o tema “Estratégias de fortalecimento popular nos espaços de participação e controle democrático”.

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social foi representada por seus diretores Executivos Margareth Dallaruvera, do  SASERJ, e Benedito Augusto de Oliveira, o Benão, do SINDSAÚDE SP. Dallaruvera foi uma das debatedoras da mesa realizada no dia 16 de abril. Esteve com ela no debate a representante do Fórum Nacional dos Usuários, Aldenora Gomes Gonzales. O link para ter acesso à mesa deste dia está disponível logo abaixo no texto.

 

Clique sobre a imagem e assista a íntegra da participação de Margareth Dallaruvera

 

Em sua exposição Dallaruvera destacou a importância da participação dos trabalhadores e usuários nas discussões e no fortalecimento do SUAS. A relação com usuários é fundamental. Hoje eles são um segmento que também tem seu Fórum Nacional. Para ela, é muito importante este diálogo e aproximação de dois atores estratégicos nesta política: usuários e trabalhadores. Falou também como estratégias de organização o fortalecimento das entidades, a defesa intransigente do processo democrático e uma política de financiamento.

 

Clique sobre a imagem e assista a íntegra da participação de Aldenora Gomes Gonzales

 

Gonzales, representante do Fórum Nacional dos Usuários do SUAS, deu início à sua fala fazendo um breve retrospecto da organização e dos desafios assumidos pelos usuários nestes últimos anos. Assim como Dallaruvera, Gonzales também acredita que a interface com os trabalhadores do SUAS é importante para ampliar as conquistas dos dois segmentos. A própria Carta de princípios do FNUSUAS fala das articulações que os usuários devem ter para ampliar suas conquistas.

 

Clique sobre este link abaixo e assista a integra da mesa  “Estratégias de fortalecimento popular nos espaços de participação e controle democrático” 

 

https://www.youtube.com/watch?v=b2yh1V8mo54

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]