Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSPREV PE COMEMORA 27 ANOS DE MUITAS LUTAS E CONQUISTAS

Sindsprev PE comemora 27 anos de muitas lutas e conquistas

28/03/2016

Sindsprev chega a quase três décadas com mais de 10 mil filiados

Escrito por: Sindsprev PE

 

 

“O sindicato não é uma sigla e uma sede. É sim uma organização de trabalhadores e trabalhadoras guerreiras que lutam e conquistam direitos”, define o secretário geral do Sindsprev PE, Luiz Eustáquio.


O Sindsprev chega aos 27 anos de vida com mais de 10 mil filiados, permanecendo forte na luta, a exemplo da expressiva greve dos servidores do INSS, que durou 83 dias no ano passado.


“Hoje somos uma categoria que não para de lutar, com servidores de idades mais avançadas, intermediárias e jovens”, destaca Luiz Eustáquio.


O início da união e organização dos trabalhadores da Saúde e Previdência Social em Pernambuco se deu formalmente com a fundação do Sindsprev, em 16 de março de 1989, em uma assembleia no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife.


Antes da Constituição de 88, servidores públicos não tinham direito a sindicato, nem podia fazer greve. Mas, nossa categoria já contava com um grupo representativo de luta pelos seus direitos, que culminou com a greve histórica de 1987 que conquistou o PCCS, no Governo Sarney.


Participação que gera conquistas


Ano após ano, o Sindsprev foi se fortalecendo com a participação crescente da categoria nas reuniões, assembleias, mobilizações, protestos e greves: instrumentos da luta por melhores salários e condições dignas de trabalho.

 
Segundo Luiz Eustáquio, outra grande conquista foi a jornada de 30 horas semanais para os servidores da saúde, o que se tornou até hoje, uma bandeira de luta histórica para os servidores do INSS.

 
“Por outro lado, quando a saúde foi integrada aos SUS, houve um prejuízo para os servidores desta área, provocando uma disparidade entre os salários desses dois segmentos da base do sindicato: saúde e INSS.

 
Ou seja, passamos a ter mais um grande desafio de conquistar a equiparação salarial dos servidores da saúde com os do INSS”, explicou o secretário geral do Sindsprev.


Maturidade na conscientização e na interação

 
Com maturidade política, o Sindicato sempre se preocupou também com a formação categoria, promovendo seminários, debates, cursos e pesquisas. Formação, cultura e lazer também são instrumentos de conscientização usados na nossa luta sindical.

 
E também com a interação dos filiados, promovendo festas de descontração e alegria como o desfile do Bloco Passando o Rodo, São João Previdenciário e datas comemorativas: Dia do Aposentado, Dia da |Mulher, Dia do Servidor, entre outras.


Nesse processo de construção coletiva, despontaram lideranças que estiveram à frente do Sindicato e contribuíram para escrever a história desta entidade.


Luta jurídica aliada à luta política

 
Ao lado da luta política, o Sindicato investiu muito também na luta jurídica, ingressando com diversas ações na Justiça que nos trouxe grandes e constantes vitórias. Ainda existem vários processos em andamento.

 
Nos vários governos federais anteriores até o atual, nossa categoria sempre mostrou união e força contra a retirada ou ameaça de corte de direitos, reforçando e mantendo vivo nossos ideais de justiça social.


Cada um é peça fundamental

 
A contribuição de cada trabalhador permitiu a construção de um movimento forte com forças renovadas e transformadoras. A categoria unida construiu uma organização política de fato, despertando a sua dignidade, auto estima e a certeza de que não deve passar jamais nossa alegria de viver.

 
“Participamos também das lutas mais amplas dos trabalhadores e dos movimentos sociais, destacando nosso empenho na valorização do serviço público brasileiro e na inversão de prioridades nas políticas governamentais, apostando na inclusão social, na igualdade de direitos e outras transformações sociais, “ acrescentou Luiz Eustáquio.

 
Enfim, estamos sempre nos reinventando para manter nossa consolidação como referência na luta da categoria previdenciária, servidores públicos, trabalhadores em geral e pela garantia da cidadania de todos os brasileiros.  
Parabéns a todos que fizeram e fazem a história do Sindsprev-PE. 

 

Vereadores parabenizam trajetória do Sindsprev PE


Solenidade lembrou importantes conquistas, como as 30 horas semanais para os servidores da Saúd, e também avaliou atual contexto político do país pensando nas batalhas que a entidade tem pela frente


Uma sessão solene na Câmara dos Vereadores do Recife celebrou os 27 anos de lutas e conquistas do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev PE) na quarta-feira. A homenagem, articulada pelo secretário geral do Sindsprev PE, o vereador Luiz Eustáquio, reuniu lideranças e filiados em uma grande festa à entidade.

 

Os importantes passos alcançados pela categoria ao longo de quase três décadas foram destacados com orgulho por todos que fazem parte dessa história. " O Sindsprev construiu uma identidade que o consolidou como instituição orgânica, viva e representativa. O resultado pode ser visto na vida dos mais de 10 mil filiados, em conquistas como as 30 horas semanais para os servidores da Saúde, na unidade e no espírito combativo que uniu todos na greve de 2015 e na marca de 132 delegados de base, que atuam como elo de organização e fortalecimento da base sindical, " ressaltou o secretário geral.

 

A iniciativa do dirigente sensibilizou o sindicato e toda a categoria por estar revestida de um forte simbolismo. O Sindsprev surgiu no dia 16 de março de 1989, justamente no Plenarinho da Câmara de Vereadores do Recife. " Hoje, essa instituição tem muita maturidade política, fruto da prioridade dada às ações de formação. O sindicato também conquistou experiência na luta contra cortes e descontos abusivos. Não vamos descansar. Muito ainda precisa ser feito e é com muito orgulho que estamos aqui “, concluiu Luiz Eustáquio.

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]