Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > RESPEITO ADMIRAÇÃO ORGULHO E CONFIANÇA SÃO AS PALAVRAS QUE DESCREVEM A FEESSERS EM SEUS 40 ANOS

Respeito admiração orgulho e confiança são as palavras que descrevem a FEESSERS em seus 40 anos

17/03/2016

O Congresso aconteceu nos dias 10 e 11 de março e teve a participação de 150 pessoas

Escrito por: FEESSERS

 

 

Um abertura digna do tamanho da Federação dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Sul – FEESSERS foi o que se viu no dia 10 de março, ao iniciar o XII CONGRESSO ESTADUAL DA FEESSERS 2016. Do prestígio das autoridades presentes, ao final emocionante com uma apresentação de teatro impactante e a música "Solo Le Pido a Dios", de Mercedes Sosa, tudo foi memorável e marcou em definitivo, a importância da entidade neste momento de crise política e financeira que vivemos no país e em especial no estado.

 

O Congresso aconteceu nos dias 10 e 11 de março, na colônia de férias do Sindisaúde Caxias do Sul, anfitrião das comitivas presentes. Ao todo, participaram em torno de 150 pessoas, sendo 104 delegados eleitos em assembleias e sete (07) delegados natos.

 

De cara, a FEESSERS destacou a importância da realização do Congresso, em um ano cujas perspectivas para a área da saúde são de muita luta e apontam a unidade entre os diferentes segmentos como o único caminho viável. Também chamou a responsabiliade do governo estadual, direcionado para a construção acelerada do Estado Mínimo, onde eixos como saúde, educação e segurança são considerados gastos e não prioridades de uma sociedade. E apontou para o governo federal, para o qual está sendo pedido mais atenção na saúde, dando apoio à criação da CPMF voltada para a área.

 

Prestígio

 

O prestígio do evento foi marcado de início pela presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde - CNTS José Lião de Almeida, que saudou os participantes e a parceria de longa data com a federação gaúcha. A CNTS também aproveitou o momento para reunir sua executiva e tratar de temas importantes como a violência contra a mulher, a relação do ponto de vista da saúde, entre o zica vírus e as mulheres grávidas, a jornada de trabalho e as consequências de possíveis alterações das 12 x 36 horas, que está sendo conversada com o Ministério Público do Trabalho e os prejuízos de uma mudança para os trabalhadores, entre outros pontos.

 

A presença de forma inédita em congressos da entidade, do diretor presidente do Conselho Regional de Enfermagem do RS - COREN Daniel Menezes de Souza foi outro importante registro da noite. Daniel fez um breve balanço das ações da entidade, da dificuldade e luta em busca da regulamentação do piso da categoria e do quanto estão empenhados na relação com os trabalhadores da saúde.

 

Em sua breve saudação inicial, a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social – CNTSS Célia Costa destacou os grandes desafios que a classe trabalhadora enfrenta e ainda está por enfrentar, diante de uma conjuntura que está se armando para desestabilizar o país. A dirigente usou as palavras do Hino gaúcho para chamar a resistência a este momento.

 

Representando a FEDERAÇÃO DAS SANTAS CASAS do RS Jairo Tessari citou a fala inicial do cerimonial, reforçando o momento dramático que as instituições estão vivendo no estado, onde o governo se preocupa em fechar a conta no superávit e deixa os hospitais se desfacelando dia a dia. Para Tessari é fundamental esta aproximação, para que as entidades possam tratar de estratégias comuns, que venham a salvar não apenas empregos, mas também vidas. Uma segunda reunião com este propósito já está agendada para segunda-feira, 14//03.

 

Bastante impressionado com o tamanho do Congresso, o representante da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul – FEHOSUL Alcides Pozzobon fez questão de ressaltar que “somos todos trabalhadores em saúde” e que isto deve ser motivo de união e não ao contrário. Pozzobon elogiou a direção da FEESSERS por sua capacidade de dialogar com os empregadores e de buscarem soluções viáveis para ambos.

 

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS – Cláudia da Silva também destacou a união dos trabalhadores como a única forma de achar alternativas para avançar nesta luta. Chamou a todos para irem às ruas em nome da democracia.

 

Anfitrião do congresso, o presidente do Sindisaúde de Caxias do Sul Danilo Teixeira saudou a todos e desejou um grande momento de debates. A sede da colônia de férias foi especialmente preparada para atender a todos com eficácia e conforto necessários.

 

Presença também inédita, foi a da presidente do Centro dos Professores do RS - CPERS/Sindicato Helenir Aguiar Schürer já que nas 11 edições anteriores nunca houve representação da entidade. Em sua fala, Helenir falou do orgulho de estar presente, das lutas em comum e do trabalho que estão começando a desenvolver e contam com apoio da FEESSERS, que deverá retratar e formatar um programa de apoio no que diz respeito à saúde dos professores e professoras.

 

Já existem inúmeros relatos de problemas de cunho psicológico e laboral, os quais precisam de atenção especial, segundo a presidente do Centro de Professores.

 

Também a presença de dois deputados estaduais no evento foi um fato inédito. Estiveram presentes na abertura os deputados Tarcísio Zimermann e Altermir Tortelli.

 

Representando a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e Coordenador da Frente Gaúcha Em Defesa da Saúde Pública, Tarcisio cumprimentou a direção da FEESSERS pela atuação constante em nome dos trabalhadores.

O deputado disse ter ficado alarmado com as palavras do secretário da saúde João Gabbardo, que nesta semana pediu paciência aos cidadãos em virtude de fechamento de alguns hospitais, chamando a atenção para novos casos. Tudo dito de forma natural, vindo de um governo neoliberal, ao qual a Frente Gaúcha se contrapõe e busca em conjunto com uma ampla margem de entidades, garantir a aplicação de recursos da ordem de 12% para a saúde, alcançar novas fontes de financiamentos e alternativas de dinheiro novo para o setor.

 

Integrante da Frente desde a sua concepção, o deputado Altemir Tortelli diz ter orgulho da liderança da Federação nas grandes mobilizações no estado e da equipe de diretores que estão sempre debatendo e lutando pela categoria em todos os cantos do estado. “Ações que fortalecem e garantem energia na luta”, finalizou.

 

Artur de Vargas – Diretor do SEMAPI e da Comissão Eleitoral falou em nome dos companheiros e de estar orgulhoso do convite para conduzir o processo eleitoral da entidade.

 

Desvendar a crise, caminho para superação e garantia de direitos

Esta chamada do Congresso, precisa ter como premissa, que a crise é política e não econômica tão somente, disse o presidente da Federação dos Trabalhadores em Saúde – Milton Kempfer, reeleito para a gestão 2016 – 2020 no final dos trabalhos do dia 11/03.

 

No Rio Grande do Sul, estamos diante de um governador que não recebe os trabalhadores organizados da saúde, nem os movimentos sociais de outras categorias, o que é grave e um forte indicativo das prioridades do estado.

 

Portanto, é preciso sim unir todos os setores, como já foi dito aqui, observou Milton, porque a “pedalada aqui é muito feia, porque se utiliza de recursos públicos, mas não se sabe se o dinheiro será devolvido”. Seguindo a lógica nacional, na manobra orquestrada pela oposição ao governo Dilma, poderíamos, quem sabe, pedir o impedimento do atual governador.

 

Somente para relembrar as lutas, Milton citou os movimentos conjuntos como o SOS Hospitais Filantrópicos, luta entre patronal e trabalhadores para a retomada do pagamento em atraso dos hospitais, causando danos profundos para os funcionários, entre outras. Em sua fala, o presidente lamentou que as duas entidades dos médicos estejam alinhadas com o atual governo, o SIMERS e o CREMERS.

 

Por fim, chamou a luta pela manutenção do atual governo federal, destacando que acredita que não erramos, porque de outra forma, não teríamos tantos avanços perseguidos pelo acerto, como os programas Minha Casa Minha Vida, Prouni, Bolsa Família entre outros, que trouxeram dignidade para as famílias brasileiras e colocaram os filhos dos trabalhadores nas universidades, em sua maioria se formando com destaque.

 

 

Inara Claro  -  Assessora de Comunicação

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]