Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT MANIFESTA SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA EM MARIANA

CNTSS/CUT manifesta solidariedade às vítimas da tragédia em Mariana

18/11/2015

Confederação acompanha o desenrolar dos fatos e pede punição exemplar aos culpados e também urgência no processo indenizatório para as famílias dos trabalhadores vitimadas pelo acidente

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de seu presidente, Sandro Cezar, manifesta apoio e solidariedade às famílias dos trabalhadores que foram vítimas, em 05 de novembro, da tragédia ocasionada pela queda de barragens da empresa Samarco Mineração, controlada pelas empresas Vale do Rio Doce e a anglo-australiana BHP Billiton, em Mariana, região central de Minas Gerais, e que atingiu vários distritos vizinhos, o Rio Doce e que atingirá várias cidades do Estado do Espirito Santo. Aproveita, ainda, para também manifestar o seu pesar a todos aqueles que tiveram familiares seus ceifados por este desastre de proporções inimagináveis. São vítimas que vão surgindo à medida que as buscas avançam.

 

A Confederação vê a necessidade de tornar ágil, por parte dos órgãos competentes, o processo reparatório e indenizatório para as famílias vítimas deste acidente ocasionado pela irresponsabilidade da Mineradora, a punição exemplar dos culpados e a implementação de projeto de recuperação ambiental das áreas atingidas pelos elementos tóxicos e resíduos presentes na lama que foi liberada dos reservatórios que se romperam.  Trata-se, sem dúvida nenhuma, de uma das maiores catástrofes ambientais a que o país foi vítima. Lembrando que ainda há uma barragem, a maior delas, sendo monitorada para saber seu real estado de conservação.

 

Avaliações preliminares apontam que o Rio Doce, o mais importante de Minas Gerais e com cerca de 800 KM de extensão, está condenado. Análises laboratoriais da água do Rio demonstram as presenças de partículas de metais pesados como chumbo, alumínio, ferro, bário, cobre, boro e mercúrio, resíduos resultantes do processo de mineração.  Além do Rio, as terras invadidas pela lama tóxica também são vítimas desta poluição. Uma situação que determina a expulsão dos moradores de suas terras de origem e a acomodação em outros lugares onde poderão desenvolver suas atividades produtivas e, assim, garantir o sustento de seus familiares.

 

Num momento histórico em que presenciamos esforços dos mais diversos para garantir ao planeta a recuperação de seus indicadores ambientais, vemos acontecer em nosso país uma situação como está que aponta, na avaliação de vários especialistas, para o descaso e o desrespeito às normas técnicas estruturais, ambientais e de caráter social. É a demonstração da máxima onde o Capital de sobrepõe ao meio ambiente e à vida humana.

 

A CUT – Central Única dos Trabalhadores está acompanhando de perto o desenrolar desta história, a partir, inclusive, da presença em loco de lideranças estadual e nacional. O Sindsaúde Minas Gerais, filiado à CNTSS/CUT, tem se manifestado para auxiliar as vítimas desta tragédia a partir de campanhas de arrecadação de donativos que são enviados aos municípios atingidos. Não podemos nos calar frente a este fato que atinge tão fortemente milhares de trabalhadores brasileiros. Vamos cobrar a apuração rigorosa dos fatos e a punição exemplar dos culpados. 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]