Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > PRESSÃO DO SINDICATO FAZ COM QUE SESA DEIXE GESTANTES EM CASA

Pressão do sindicato faz com que Sesa deixe gestantes em casa

24/08/2009

A Sesa – Secretaria de Saúde do Estado do Paraná – divulgou sexta-feira, 21/08, circular em que recomenda às servidoras gestantes que fiquem em casa até o dia 31 desse mês, para evitar a...

Escrito por: Fonte – SindSaude -PR

Pressão do sindicato faz com que Sesa deixe gestantes em casa
O anúncio acontece logo depois de o SindSaúde ter encaminhado à Secretaria ofício reafirmando a preocupação com o conflito de informações referentes às servidoras gestantes por ocasião da gripe A. O sindicato defende que as trabalhadoras grávidas devem ser dispensadas para evitar o risco de contágio, como as servidoras da rede estadual de ensino.

Segundo a Secretaria, o afastamento não terá nenhuma implicação trabalhista.

A recomendação assinada pelo secretário Gilberto Martin, em meados de agosto, ressaltava que as funcionárias gestantes deveriam evitar aglomerações, inclusive no transporte coletivo, e que os serviços de saúde deveriam transferir temporariamente as grávidas para atividades de menor risco, sem exposição a pacientes com sintomas do H1N1 e ao público em geral. O afastamento só aconteceria na impossibilidade de relocação.

Além da pressão do Sindicato para que houvesse uma determinação de afastamento do trabalho das servidoras gestantes, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, também expediu as recomendações administrativas nº 11 e nº 12, de 18 de agosto, aos secretários Gilberto Martin e Luciano Ducci, para que adotem as providências necessárias ao imediato afastamento das funções, em caráter temporário, de todas as servidoras grávidas, no âmbito de atuação de cada Secretaria.

Na recomendação, o MP ressalta que a própria Secretaria Estadual de Educação do Paraná, como medida de proteção, dispensou professoras e alunas gestantes de comparecer às aulas. Dessa forma, o MP-PR considera que não seria ético nem jurídico estabelecer graus variados de proteção às grávidas, de acordo com o local de trabalho, prática que poderia configurar tratamento discriminatório e ameaça à saúde da mulher e do bebê.

A direção do SindSaúde avalia que a preocupação e a ação de cada órgão, mostra a somatória de esforços no sentido de resguardar a saúde da população mais suscetível à doença.

O que importa é que, a partir de agora, as gestantes que trabalham na saúde também estão protegidas do ambiente favorável à contaminação pela gripe A.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]